CANOAS | Prefeitura realiza Fórum de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa

FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação com informações da Prefeitura de Canoas | O combate à violência contra a pessoa idosa foi tema de encontro no auditório Sady Schiwitz, na sede da Prefeitura de Canoas, na segunda-feira (16). Como parte das comemorações do Mês do Idoso em Canoas, atividade promovida pela Diretoria Municipal do Idoso, o IV Fórum Metropolitano de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa reuniu especialistas em diversas áreas, como Saúde e Desenvolvimento Social, para debater a criação e ações de política de enfrentamento à vulnerabilidade daqueles que já passaram dos 60 anos.

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, a população idosa vem crescendo nos últimos anos, trazendo consigo todos os cuidados inerentes à esta idade. Desta forma, todos os entes federativos, como União, estados e municípios, têm se esforçado para garantir a melhora na qualidade de vida. Com 40 mil idosos, cerca de 12% da população, Canoas dedicou o mês de outubro inteiro para debater formas de consolidar o acesso ao Direito e às garantias de proteção ao idoso. Já que a comemoração tem como tema “Envelhecer com dignidade é um Direito”, a realização do encontro é mais uma forma de dar passos em direção ao fortalecimento destas políticas. O auditório ficou lotado para a reflexão em conjunto de meios para institucionalizar os direitos do idosos.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Mirna Pedroso, lembrou que o fortalecimento das iniciativas para efetivar as políticas de atenção à terceira idade passa por encontros como o realizado nesta segunda-feira. “Envelhecer com qualidade de vida depende disto que está acontecendo agora. Precisamos mostrar para todos que a nossa cidade se preocupa com os idosos”, afirmou.

Atividades

A programação do Mês do Idoso segue com os Jogos de Integração dos Idosos Canoenses (Jiidos), nos dias 19 e 20, das 8h às 18h, no Parque Municipal Getúlio Vargas. Já em 25 e 27 de outubro, ocorrem as gincanas da Terceira Idade.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!