BALANÇO POLICIAL | Mais de 11 toneladas de drogas foram apreendidas no Rio Grande do Sul em 2017

FOTO: Polícia Civil/Divulgação

Da redação | A polícia gaúcha apreendeu cerca de 11,2 toneladas de drogas no estado em 2017, conforme dados divulgados pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico da Polícia Civil (Denarc) nesta sexta-feira (5).

As apreensões que se referem a maconha, cocaína, crack e haxixe, aumentaram 7% em relação a 2016. Além disso, foram retirados das ruas mais de 18 mil comprimidos de ecstasy, 26% a mais que o ano anterior; e 8 mil pontos de LSD, que teve um acréscimo de 67%.

De acordo com a Polícia Civil, além de drogas, foram apreendidos e sequestrados bens móveis e imóveis e dinheiro do crime organizado, que totalizaram R$ 60 milhões.

Em 2017 foram 296 operações realizadas pela Polícia Civil, sendo 32 especiais do Denarc. Um dos destaques foi a Operação Pura, que ocorreu em dezembro passado e resultou na apreensão de 45 kg de cocaína em Novo Hamburgo, a maior quantidade apreendida no ano. Em junho, a Operação Rosa dos Ventos possibilitou o recolhimento de uma tonelada de maconha, em Eldorado do Sul e, em março, também foram recolhidos 300 pontos de LSD, em Gravataí.

Conforme o Denarc, as drogas foram incineradas em três ações que ocorreram em abril, junho e outubro.

Prevenção

O estado também promove atividades de prevenção ao uso de drogas, como o Papo de Responsa, desenvolvido pela Polícia Civil nas escolas estaduais, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), da Brigada Militar, além da existência da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE), programa desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!