TECNOLOGIA | Rio Grande do Sul atinge a marca de 10 mil CNHs digitais emitidas

Foto: Douglas Mafra/Detran RS

Ascom Detran-RS | Pouco mais de um mĂȘs apĂłs ser disponibilizada pelo Detran RS, a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e) jĂĄ foi baixada por cerca de 10 mil condutores. O Rio Grande do Sul Ă© o estado onde mais motoristas utilizam o documento no celular. Logo depois vem GoiĂĄs, que integrou o projeto-piloto e começou a oferecer o serviço em 10 de outubro de 2017. O RS passou a disponibilizar a CNH-e em 22 de dezembro, sendo um dos seis primeiros estados brasileiros a adotar o sistema.

Dia 2 de fevereiro era o prazo final para que os estados passassem a oferecer a versĂŁo digital da CNH. O prazo foi prorrogado na quarta-feira (30) pelo Conselho Estadual de TrĂąnsito para 1Âș de julho. No entanto, a prorrogação nĂŁo muda nada para os Detrans que jĂĄ estĂŁo emitindo o documento. AlĂ©m do RS, outros 18 estados disponibilizam a CNH Digital.

CNH-e
A CNH-e Ă© uma versĂŁo virtual da carteira de motorista. O documento digital tem o mesmo valor jurĂ­dico do documento impresso, podendo o condutor optar por utilizĂĄ-lo ou nĂŁo.

Para utilizar a CNH-e, o motorista deve ter um documento no novo modelo, que contĂ©m o QR Code (cĂłdigo escaneĂĄvel em aparelhos eletrĂŽnicos) na parte interna. Todos que tiveram a CNH emitida apĂłs 2 de maio de 2017 jĂĄ tĂȘm esse modelo. Se o condutor ainda possui o documento antigo, sem o QR Code, pode esperar a prĂłxima renovação ou pedir uma segunda via do documento, em qualquer Centro de Formação de Condutores (CFC).

Antes de baixar o app no Google Play Store ou na App Store, o condutor deve ter um nĂșmero de celular e um endereço de e-mail cadastrados na base do Denatran. Para isso, ele tem duas opçÔes: dirigir-se a qualquer CFC, informar os dados – caso nĂŁo estejam atualizados – e, entĂŁo, cadastrar-se no Portal de Serviços do Denatran; ou, ainda, para quem tem certificação digital, comunicar todos os dados diretamente no Portal do Denatran.

Atenção!
O Detran RS, no entanto, faz um alerta para aqueles que optarem por utilizar o documento digital. Embora a CNH-e seja acessĂ­vel off line, sem necessidade de conexĂŁo wi-fi ou dados mĂłveis habilitados, Ă© preciso estar atento para a bateria e o correto funcionamento do aparelho.

Para efeito de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado ou nĂŁo estiver funcionando, serĂĄ considerado que o condutor nĂŁo estĂĄ portando o documento. Ele serĂĄ autuado com base no artigo 232 (conduzir veĂ­culo sem os documentos de porte obrigatĂłrio), uma infração leve que prevĂȘ multa de R$ 88,38, trĂȘs pontos na CNH e retenção do veĂ­culo atĂ© a apresentação do documento.

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!