CAXIAS DO SUL | Vigilância Ambiental identifica dois novos focos do Aedes aegypti

Os agentes de endemias da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) localizaram dois novos focos do Aedes aegypti nesta terça-feira (06/03), em Caxias do Sul. Um dos casos foi no bairro Planalto e o outro no bairro Pioneiro. Com isso, sobe para cinco o número de focos do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus identificados no município este ano.

As larvas mais recentes foram encontradas na caixa d’água de uma residência no Planalto e em um pedaço de plástico em ponto estratégico (locais onde há maior probabilidade de acúmulo de água parada, como cemitérios, floriculturas, ferros-velhos) no Pioneiro. Pontos como esse são visitados quinzenalmente pela equipe da Vigilância Ambiental, além do monitoramento constante do inseto por meio de visitas a outros imóveis residenciais, comerciais e industriais da cidade.

Para eliminar criadouros do inseto, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde devem inspecionar residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais e industriais localizados em um raio de cerca de 150 metros a partir do foco identificado. No Planalto, a equipe está trabalhando durante esta semana na vistoria dos imóveis, já que três focos do mosquito tinham sido localizados anteriormente naquela região, entre 21 de fevereiro e 5 de março. No bairro Pioneiro, o trabalho deve iniciar já nos próximos dias.

*Com informações da Pref. Mun. de Caxias do Sul

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!