CANOAS | UPA do Idoso é inaugurada na Guilherme Schell com expectativa de atender mais de duas mil pessoas por mês

FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação* | A Prefeitura de Canoas inaugurou na terça-feira (10) a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Idoso, que agora está na avenida Guilherme Schell, no Centro de Canoas. Nenhum município brasileiro fora Canoas possui um equipamento deste tipo, voltado para a terceira idade. No local também funciona o Centro de Referência do Idoso (CRI).

A vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed, destaca que a mudança para o Centro era uma prioridade de governo na área da Saúde. “Hoje se concretiza um desejo manifestado pela secretária Rosa desde o primeiro dia, de transferir a UPA do bairro Rio Branco para um local que toda a população possa acessar com maior facilidade. A saúde do idoso é uma política que se trabalha diariamente e Canoas é uma referência na área”, declara a vice-prefeita.

Na avaliação da secretária da Saúde de Canoas, Rosa Groenwald, a nova sede da UPA oferece aos idosos e aos trabalhadores melhores condições. “É um momento importante na história de Canoas. Estamos mostrando como se faz gestão em saúde ao instalar este equipamento no Centro e ao transformar a antiga UPA na Clínica de Saúde da Família”, afirma a secretária.

O investimento realizado pela Prefeitura na nova sede foi de R$ 180 mil entre reformas, adequações e mobiliário. São 21 profissionais que trabalham nas seguintes especialidades: Geriatria, Clínica, Assistência Social, Psicologia, Nutrição e Enfermagem. A UPA oferece serviços médicos e de enfermagem. A expectativa é atender até 2,5 mil pessoas por mês.

Anexo à unidade, está localizado o Centro de Referência do Idoso (CRI), que também teve a capacidade de atendimento aumentada. O CRI recebe os pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), quando estes precisam de atenção específica. “O usuário chega aqui e passa por uma equipe multiprofissional, que verifica toda a situação do paciente, não apenas o problema específico. Cuidamos da parte física, psicológica e social para ter um acompanhamento completo”, explica coordenadora da Política de Saúde do Idoso no município, Fernanda Von Heimburg.

Segundo ela, tanto a UPA como o Centro de Referência possuem como diferencial a preparação dos profissionais para atenderem as demandas específicas da terceira idade. “A equipe está preparada para aquele paciente que tem mais dificuldade em explicar o que está sentido, avaliar uma reação contrária a um medicamento, ser mais paciente no momento do diagnóstico, acolher o idoso com mais carinho”, acrescenta Fernanda.

A antiga sede, no bairro Rio Branco, vai abrigar uma Clínica de Saúde da Família.

Nova estrutura

Uma das primeiras pacientes a ser atendida na nova UPA do Idoso, a aposentada Teresinha Chagas Schmidt, moradora do bairro Mathias Velho, ficou impressionada com o novo espaço. “A equipe me acolheu muito bem, fui atendida rapidamente. Além de tudo, aqui é mais perto do que no local anterior”, disse ela.

*Com informações da Prefeitura de Canoas

Agência GBC

Em Agência GBC, você encontra notícias de Canoas, da região e do RS, prestação de serviço, áudios, vídeos e muito mais.

4 comentários em “CANOAS | UPA do Idoso é inaugurada na Guilherme Schell com expectativa de atender mais de duas mil pessoas por mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *