CANOAS | Calçadão vai receber tenda para exame de Hepatite C neste sábado

Foto: Vinícius Thormann/ Divulgação

Da redação | Quem passar pelo Calçadão de Canoas, neste sábado (28), vai poder fazer teste rápido de Hepatite C. Ação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Rotary Club de Canoas, vai realizar os diagnósticos entre às 9h e 16h. Causada por um vírus, a hepatite C passa anos sem dar sinal. E o drama é que seu primeiro sintoma pode vir de uma cirrose ou de um câncer no fígado. Porém, caso ela seja detectada, o tratamento também é gratuito e hoje traz perspectivas de cura.

Mesmo com tanta facilidade de exames, já que eles são fornecidos em unidades de saúde e ficam prontos em até 10 minutos, há ainda muita gente que não sabe da infecção. Isso motivou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas, a criar diversas ações para conscientização e realização do exame. Os pacientes que tiverem diagnóstico positivo para a doença irão receber orientações para tratamento e acompanhamento no momento.

A doença

A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV) e assim como o vírus causador da hepatite B, está presente no sangue. Entre as causas de transmissão estão: transfusão de sangue; compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), para higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings; da mãe infectada para o filho durante a gravidez; e, sexo sem camisinha com uma pessoa infectada.

Com informações da Secom Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!