ESTEIO | Jantar feito por conterrĂąneos marca vinda de mais 89 venezuelanos nesta quinta-feira

Foto: Jaime Zanatta/ GBC

Da redação | Nesta quinta-feira (13), 89 venezuelanos chegaram ao município de Esteio. Eles vieram de Roraima, junto com outros 87 imigrantes do mesmo país que se alojaram em Canoas. Os 176 refugiados fazem parte do processo de interiorização do Governo Federal.

Assim como na semana passada, a recepção aos novos moradores foi calorosa. No entanto, nessa quarta-feira, houve um diferencial. Os 125 imigrantes que jå estavam acomodados tiveram o papel de cuidar do local para receberem os novos vizinhos.

Eles estĂŁo hĂĄ uma semana aqui. Nesse tempo, eles buscaram os serviços essenciais e jĂĄ se sentem prontos para receber os demais – explica a secretĂĄria de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo de Esteio, Tatiana Tamara.

Em um ginĂĄsio da cidade, grupo de imigrantes foi recebido pelo prefeito Leonardo Pascoal. Foto: Jaime Zanatta
Em um ginĂĄsio da cidade, grupo de imigrantes foi recebido pelo prefeito Leonardo Pascoal. Foto: Jaime Zanatta

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, destaca que o primeiro grupo de imigrantes se adaptou muito bem em uma semana de vivĂȘncia em Esteio. Revelou ainda que a meta agora Ă© colocar as crianças em idade escolar nas salas de aula em atĂ© uma semana.

O primeiro grupo jĂĄ anda sozinho pela cidade e sabe acessar os serviços pĂșblicos. Esse processo de adaptação estĂĄ andando mais rĂĄpido do que a gente imaginava – expĂ”e o prefeito.

Adrian Patacon, 23 anos, trabalhava como cozinheiro na Venezuela e em Esteio jĂĄ fez entrevistas para chefe de cozinha. Adrian, que veio ao municĂ­pio gaĂșcho no primeiro grupo, conversou com a reportagem enquanto ajudava a preparar o jantar aos novos moradores do abrigo, no bairro TrĂȘs Portos.

Preciso aprender a fazer a comida daqui, pois quero seguir trabalhando com isso no Brasil – declara Adrian.

Adrian preparando o jantar para os novos vizinhos. Foto: Jaime Zanatta/ GBC
Adrian preparando o jantar para os novos vizinhos. Foto: Jaime Zanatta/ GBC

Os 125 imigrantes jĂĄ alojados na cidade, sete jĂĄ conseguiram emprego.

O novo grupo desembarcou do avião da Força Aérea Brasileira (FAB), oriundo de Boa Vista (RR), no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, pouco antes das 15h. Logo após, os refugiados seguiram de Înibus para Esteio, onde foram recebidos no Ginåsio Sílvio Batista, na Vila Osório, antes de se instalarem no abrigo.

Venezuelanos momentos antes que receberem as chaves das novas moradias. Foto: Jaime Zanatta/ GBC
Venezuelanos momentos antes que receberem as chaves das novas moradias. Foto: Jaime Zanatta/ GBC

Para Esteio, o MinistĂ©rio do Desenvolvimento Social (MDS) destinou R$ 534 mil, em um convĂȘnio com validade para seis meses, podendo ser prorrogado caso haja necessidade.

Os cadastrados no projeto foram vacinados, receberam exame de saĂșde e foram regularizados no Brasil. Os municĂ­pios de Esteio e Canoas cuidam da parte assistencial, como emprego, saĂșde e educação. A alimentação fica a cargo dos militares e as pousadas alugadas pela Organização das NaçÔes Unidas (ONU).

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!