ESTEIO | Abandono escolar cai 17%

FOTO: Luciana Abdur/Prefeitura de Esteio

Da redação* | O número de alunos em situação de infrequência e de abandono nas escolas da rede municipal de ensino de Esteio foi reduzido em 17,37% no primeiro semestre de 2018 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação (SME) está muito perto de atingir o objetivo estipulado nas Metas de Gestão de reduzir em 20%, até o fim do ano, o número de alunos em situação de abandono escolar. No primeiro levantamento, feito com os dados de março a maio, foi verificada uma queda de 9,65% na evasão, percentual que se intensificou em junho e julho, chegando a uma redução de 22,38% somente nestes dois meses.

As medidas para manter os alunos em sala de aula foram reforçadas, em agosto, com o lançamento do Busca Ativa Escolar. A ação é coordenada por um Comitê que envolve, além da SME, as secretarias municipais de Saúde (SMS) e da Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE). Com essa iniciativa, as secretarias reúnem dados que permitem planejar e desenvolver políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar. Com uma van, equipes com servidores das três pastas visitam famílias cujas crianças possuem alto número de falta às aulas.

À SME cabem as medidas necessárias para recolocar o aluno no contexto escolar novamente. A SMS verifica se há alguma condição de saúde na família do estudante que possa estar prejudicando a sua permanência na escola. Com intenção semelhante, a SMCTE realiza um diagnóstico da situação do grupo familiar e, em caso de necessidade, faz o encaminhamento para os serviços da rede assistencial. Este acompanhamento é feito durante um ano.

A primeira instituição em que o Comitê da Busca Ativa atuou foi a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vivendo a Infância. Ali, havia um registro de 12 situações de evasão. Após a Busca, todos os casos foram solucionados, com seis crianças retornando às aulas, enquanto as outras seis já haviam sido matriculadas em outras escolas. Agora, a equipe vai focar as ações no Bairro Novo Esteio, verificando as ocorrências do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Luiza Fraga e da EMEI Irmã Sibila Ana Burin.

Essa ação é baseada em uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

Outra ferramenta que auxilia no combate ao abandono escolar é o EducaWeb, sistema de gestão escolar implantado pela SME que integra as informações de todas as escolas da rede municipal de ensino. Antes, os dados inseridos no sistema eram atualizados no encerramento de cada trimestre, e, agora, são disponibilizados logo após o preenchimento pelos professores.

Com isso, pais ou responsáveis pelos estudantes, que também têm acesso à ferramenta, podem acompanhar com maior frequência o desempenho dos estudantes. Cada responsável pelos alunos matriculados recebeu login e senha personalizada para acessar a “Área Reservada” onde constam informações como frequência escolar, registros dos conteúdos trabalhados nas aulas, datas e demais informações de provas e de trabalhos agendados, notas das avaliações já corrigidas e ocorrências (registros de fatos ou situações importantes sobre a vida escolar do aluno).

O acesso às informações será através do computador, no site https://esteio.educaweb.metaway.com.br/nina, ou através do link “EducaWeb”, já disponibilizado no site da Prefeitura de Esteio. O sistema também poderá ser acessado pelo aplicativo “Nina”, disponível no Google Play/Play Store para smartphones e tablets.

*Com informações da Prefeitura de Esteio

Agência GBC

Em Agência GBC, você encontra notícias de Canoas, da região e do RS, prestação de serviço, áudios, vídeos e muito mais.

8 comentários em “ESTEIO | Abandono escolar cai 17%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *