CAXIAS DO SUL | Postão 24 Horas será fechado para reformas e ampliação

Foto: Mateus Argenta/ Divulgação

Da redação | O Pronto Atendimento 24 Horas (PA 24H) de Caxias do Sul passará por reforma e ampliação a partir da próxima semana. Conforme a avaliação da Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan), o atendimento precisará ser interrompido para a execução das obras. Dessa forma, a recepção de novos pacientes será encerrada às 23h59 da próxima terça-feira (16), com expediente interno até as 8h de quarta (17), quando acaba o turno do plantão, a fim de garantir a assistência a todos que já tiverem dado entrada na unidade. Os que chegarem ao local a partir da 00h do dia 17 de outubro serão orientados sobre os serviços disponíveis, conforme a necessidade de cada usuário. A condução de como se darão os atendimentos à população foi fixada em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura de Caxias do Sul e os Ministérios Públicos Federal e Estadual.

De acordo com o laudo da Seplan, a execução da obra concomitante aos atendimentos não é apropriada e colocaria os pacientes em risco. Estão previstas intervenções em praticamente todos os ambientes do pavimento térreo. Mesmo considerando a possibilidade de fazer a obra em etapas e com o devido isolamento, a situação de reforma não condiz com o atendimento que deve ser prestado por um serviço de saúde.

O Postão passará a ter a estrutura aprimorada para que possa ser habilitada e qualificada como Unidade de Pronto Atendimento III (UPA III). O objetivo da prefeitura é entregar uma nova estrutura à comunidade, mais ampla e moderna, melhorando e agilizando os atendimentos. Além disso, com a classificação como UPA III, o serviço poderá receber até R$ 525 mil por mês dos governos federal e estadual. Atualmente, o PA é custeado exclusivamente com verbas oriundas da arrecadação do Município. A previsão de duração da obra é de 180 dias. A empresa que executará os trabalhos é a Técnica Construções Ltda, selecionada por meio de licitação. O investimento será de R$ 637,5 mil.

O andamento das reformas foi explicado aos servidores do Postão em assembleia convocada para esta terça-feira (09), no auditório do Centro Administrativo.

Conforme estudo realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), cerca de 80% da demanda do PA não é de urgência e emergência, ou seja, atendimentos de baixa complexidade que poderiam ser efetuados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). De acordo com o compromisso firmado no TAC com o Ministério Público, a prefeitura se comprometeu a assegurar o atendimento da população reforçando as equipes das 49 UBSs do Município com os profissionais do PA. Ainda está fixado que a prefeitura ampliará a oferta do serviço público de saúde, em caso de necessidade, mesmo que seja preciso contratar serviços privados para tal. A UPA 24H também recebeu aumento da capacidade de atendimento, com contrato aditivado.

A prefeitura manterá em funcionamento com atendimento médico em horário estendido (das 7h30 às 21h) as UBSs de referência da cidade: Esplanada, Reolon, Desvio Rizzo, Diamantino e Vila Ipê. Elas receberão reforço de três médicos de 20 horas cada, garantindo a ampliação de 48 consultas diárias em cada uma.

Atendimentos a partir de 17 de outubro
Consultas e atendimento odontológico:
UBSs: 7h30 às 16h30 (ou até as 21h nas cinco UBSs referência)
UPA 24H

Urgências e emergências:
UPA 24H
SAMU (192)
Pronto-socorro do Hospital Pompéia
Pronto-socorro do Hospital Geral

Curativos:
UBSs: de segunda a sexta-feira
UPA 24H: sábados e domingos

Notificação de acidentes com material biológico:
UPA 24H

*Com informações da Assessoria de Imprensa Prefeitura de Caxias do Sul

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!