MUDANÇAS | Zoológico de Sapucaia do Sul será concedido à iniciativa privada

Foto: Alex Schneider/ GBC

Da redação | O Jardim Zoológico de Sapucaia do Sul será concedido à iniciativa privada. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11), durante entrevista que tratou sobre o decreto que declarou o encerramento das atividades da Fundação Zoobotânica do Estado.

Com a mudança da modalidade, a previsão é que o espaço seja modernizado, passando por reformas. Também está prevista a ampliação do plantel e da diversidade de espécies, com a garantia de boa alimentação e cuidados com a saúde dos animais. Além disso, o vencedor da licitação para administrar o zoológico deverá incluir atrações especiais, como trenzinho, fazendinha, safari, aquário e arvorismo.

A medida não representa nenhuma mudança para o Jardim Botânico nem para o Museu Rio-Grandense de Ciências Naturais, que vão permanecer sob a administração pública. Todos os serviços serão mantidos e continuarão disponíveis ao público nas mesmas condições atuais.

Conforme o decreto, a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) vai absorver as atribuições da Fundação Zoobotânica. Para isso, foram criados o Departamento de Projetos e Pesquisa e um Plano de Ação para orientar a transferência das atividades sem qualquer prejuízo aos serviços hoje prestados.

Os servidores estáveis, legal ou judicialmente, passam a compor o Quadro Especial vinculado à Sema. O diretor-presidente e demais dirigentes da Fundação serão exonerados após a finalização dos atos necessários à baixa do registro da Fundação no Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

O patrimônio formado pelos imóveis, móveis, benfeitorias, instalações e acervo integrantes dos bens, cuja preservação e proteção são de interesse público em razão do valor ambiental, científico e paisagístico, ficam sob gestão da Sema.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!