ESTEIO | Secretaria do Meio Ambiente resgata cavalo que sofria maus tratos

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Esteio

Da redação | Uma denĂșncia anĂŽnima realizada na manhĂŁ desta quarta-feira (17) salvou um cavalo que era vĂ­tima de maus tratos, no bairro Parque Primavera, em Esteio. Integrantes da Patrulha Integrada de Proteção Ambiental (Pipa) flagraram o ato criminoso do proprietĂĄrio contra o animal e o encaminharam para a Delegacia Policial de Pronto Atendimento (DPPA) de Canoas, onde responderĂĄ por maus tratos a animais.

Conforme a coordenadora do setor de Bem estar Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Luciana Baretta, o cavalo foi levado para o Hospital VeterinĂĄrio da Ulbra, em Canoas, onde foi constatado que o animal estĂĄ debilitado, por nĂŁo receber alimentação e ĂĄgua hĂĄ vĂĄrios dias. “Aqui na Ulbra ele jĂĄ recebeu atĂ© um novo nome: Bento. Ele passarĂĄ por uma bateria de exames e anĂĄlises para saber o seu quadro de saĂșde. ApĂłs o tratamento adequado e melhora no quadro de saĂșde do animal, serĂĄ encaminhado para a adoção”, explicou.

Em julho deste ano, o Município firmou uma parceria com o Hospital Veterinårio da Ulbra. Essa cooperação permite realizar atendimentos preventivos e emergenciais de equinos em situaçÔes de vulnerabilidade de Esteio, a partir de demandas solicitadas por esteienses através da Ouvidoria (0800-541-0400) e pelo aplicativo Fiscale.vc (disponível para download gratuito nos sistemas Android e IOS nas lojas Google Play e App Store).

Ainda em julho, o primeiro animal recolhido nessa situação recebeu os atendimentos necessĂĄrios e foi encaminhado para adoção, feita por uma comunidade terapĂȘutica em PortĂŁo.

A Secretaria ressalta que não recolhe os animais. Os equinos que apresentam riscos de vida são levados para o Hospital e, após curados, retornam para os donos, caso não seja constatada a situação de maus tratos ou abandono.

A pasta tambĂ©m abriu um banco de dados de adotantes de cavalos abandonados. Interessados devem entrar em contato com Departamento de Bem-Estar Animal pelo nĂșmero (51) 3433-8180.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!