ATENÇÃO, CANOAS! | Inscrições para sorteio de vagas na educação infantil iniciam no dia 21

Foto: Derli Colomo Jr./Prefeitura de Canoas

Da redação* | As inscrições para o sorteio de vagas na Educação Infantil (creche e pré-escola) serão abertas no dia 21 de novembro de 2018 e se encerram no dia 28. A exemplo do ano passado, elas serão feitas somente de forma presencial nas subprefeituras dos quatro quadrantes da cidade e também nas escolas Carlos Drummond de Andrade, no Guajuviras, e Professor Thiago Würth, na Mathias Velho (endereços abaixo). Para as creches (berçário e maternal), podem se inscrever crianças de zero aos três anos e 11 meses, completados até o dia 31 de março de 2019. Para pré-escola (Jardim I e II), a faixa etária é dos 4 anos aos 5 anos e 11 meses. A inscrição é referente ao ano letivo de 2019.

O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, sem fechar ao meio dia. A Prefeitura vai providenciar toda a estrutura necessária para receber os responsáveis que farão as inscrições, com servidores, computadores, impressoras, toldos, cadeiras e bebedouros.

As inscrições presenciais foram escolhidas, desde o ano passado, para proporcionar mais igualdade, transparência e segurança ao processo do sorteio. Como o uso da internet ainda é uma barreira para muitas famílias, que não têm em casa computadores e/ou acesso à web, o modelo on-line traria desequilíbrio à disputa. Pensando em tornar mais democrático e justo o processo, evitando erros e fraudes, optou-se pelo método presencial, com variados locais e dias para realizar o cadastro. Através de medidas como essa, a gestão conseguiu zerar a fila da pré-escola e reduzir em 50% o déficit de vagas que chegava a seis mil crianças fora da sala de aula em 2017.

Documentos

Os interessados em concorrer às vagas devem levar aos locais de cadastramento os seguintes documentos: Certidão de Nascimento da criança; Comprovante de residência, onde conste o endereço no qual o menor reside; CPF ou RG do responsável pela inscrição. O local de residência da criança, comprovado no ato da inscrição, definirá a região para fins da disponibilização da vaga. Não é necessário levar cópias dos documentos.

Vagas

A inscrição para o sorteio não garante, automaticamente, o acesso à Educação Infantil. A Prefeitura de Canoas tem trabalhado para universalizar o acesso das crianças à educação, aumentando gradativamente o número de vagas na creche e na pré-escola. Sendo assim, será feito um sorteio das vagas para os inscritos em 2018, como nos anos anteriores. A Legislação Federal impede que critérios como renda ou ocupação dos pais sejam determinantes para a destinação das vagas, todos os cadastrados nesta etapa concorrerão de forma igual às vagas na Educação Infantil.

Serviço

O quê: Inscrições para sorteio de vagas da Educação Infantil;

Quando: De 21 a 28 de novembro de 2018, correspondente ao ano letivo de 2019.

Como: Inscrição realizada de forma presencial por um dos responsáveis pela criança em algum dos seis pontos disponíveis.

Locais de inscrição

Subprefeitura Nordeste

Av. Boqueirão, 3166 – Estância Velha

Telefone: (51) 3465-4433

Subprefeitura Sudeste

Rua Marechal Rondon, 100 – Niterói

Telefone: (51) 3475-2525

Subprefeitura Sudoeste

Rua Edgar Fritz Muller, 430 – Rio Branco

Telefone: (51) 3472-0436

Subprefeitura Noroeste

Rua Candelária, 441 – Mathias Velho

Telefone: (51) 3466-1660

EMEF Carlos Drummond de Andrade

Rua 06, 400 – Quadra X, bairro Guajuviras

Telefone: (51) 3468-2232

EMEF Professor Thiago Würth

Avenida Rio Grande do Sul, nº 4240, Mathias Velho

Telefone: (51) 3236-2546

*Com informações da Prefeitura de Canoas  

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!