CANOAS | Defesa Civil participa de simulação de acidente com caminhão de gás

Foto: Prefeitura de Canoas/Divulgação

Da redação* | Quem passou pela rua Antônio Frederico Ozanan durante a manhã desta quarta-feira (7) notou uma movimentação diferente. Às 9h, ocorreu o exercício de simulação do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), organizado pela Defesa Civil de Canoas. A ação foi realizada na frente da Transportadora Bessega & Marson, que fica na altura do número 900.

Realizado anualmente, o PAM envolve a participação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e brigadas de incêndio de empresas em uma ação que simula o acidente entre uma caminhão tanque, que transportava 20 toneladas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), com um veículo leve. Após a colisão, a equipe colocou em prática todos os métodos de emergência para solucionar a ocorrência o mais rápido possível.

“O objetivo dessa simulação é afinar a participação de cada segmento de segurança em um acidente deste tamanho. Como Canoas é sede de uma refinaria da Petrobras, de engarrafadora de gás e empresas de periculosidade, a cidade está sujeita a eventos como esse”, explicou o secretário especial da Defesa Civil, Rodolfo Pacheco.

Depois da colisão simulada, a equipe da Bessega & Marson acionou os bombeiros e seguiu com fluxo de chamada do PAM. A brigada de incêndio da empresa fez o isolamento e combate do incêndio até a chegada das brigadas do PAM e Corpo de Bombeiros. As duas vítimas do teste foram removidas do veículo leve, com apoio das equipes do PAM, e encaminhadas até uma área isolada, onde ficaram até a chegada da ambulância.

*Com informações da Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!