Vinicius Thormann

Foto: Vinícius Thormann/ Divulgação

Da redação | A ordem de início de serviço para reforma e ampliação da UBS Cerne, em Canoas, foi assinada na quarta-feira (21).

Atualmente, a unidade conta com quatro equipes de Saúde da Família e uma equipe de Saúde Bucal. A expectativa é que com as melhorias, o posto receba o dobro de profissionais.

Assim, a UBS deixará de atender em média, 3,8 mil pessoas por mês, e vai passar a ter capacidade de acolher até 8 mil usuários.

“Estamos dando melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde que vivem diariamente a realidade deste local”, explicou a secretária da Saúde de Canoas, Rosa Maria Groenwald.

A nova estrutura contará com aproximadamente 180 m² e será composta por salas de espera, triagem, vacina, inalação, utilidades, esterilização, reunião de grupo e recepção, além de sanitários para pacientes com deficiência.

O obra tem custo total de R$ 515.294,90. Parte desse valor, R$ 194.100, é fruta de emenda parlamentar do senador Paulo Paim (PT). O valor veio como recurso vinculado e, conforme a legislação, deve ser aplicado exclusivamente neste projeto.