ESTEIO | Guarda Municipal ganha 20 pistolas para combater a criminalidade

Foto: Jaime Zanatta/GBC

Da redação | A Prefeitura de Esteio entregou na manhã desta segunda-feira (26) 20 pistolas calibre 380 para a Guarda Municipal. O investimento total foi de R$ 107 mil.

Agora, as armas de fogo vão passar a fazer parte da rotina dos agentes no combate à criminalidade. Durante a entrega dos equipamentos, o prefeito Leonardo Pascoal, ressaltou os investimentos que a cidade vem recebendo na área da segurança. “Estamos focando na segurança pública, primeiramente realizando aquilo que é o mais necessário: uma guarda bem equipada, bem treinada e bem regulamentada. Fizemos alterações no ponto de vista Legislativo, que foram aprovadas, e envolviam adequações físicas na sede da SMSMU: a instalação de um circuito fechado de videomonitoramento, que foi concretizada para a preservação do patrimônio e, acima de tudo, a vida dos nossos agentes”.

IMG_0824
As 20 pistolas foram entregues hoje (Foto: Jaime Zanatta/GBC)

Só em 2019

Por enquanto, nada de armas nas ruas. As pistolas serão utilizadas, primeiramente, apenas na sede da Secretaria. A partir de março de 2019, as pistolas serão utilizadas nas ruas, quando os 16 novos guardas concluírem a formação que está em andamento.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), Roberto Damasceno, informou que o período de dezembro a fevereiro será de habilitação e realização de provas dos agentes junto à Polícia Federal. “Temos hoje 12 novos servidores e quatro antigos, que até então não tinham o curso de coordenação da pistola. Até a primeira quinzena de dezembro, totalizando 660 horas de curso, todos sairão habilitados”, disse.

Mais atendimentos

Para o comandante da Guarda Municipal, Carlos Rafael da Rocha Leivas Miró, as armas vão melhor o atendimento das ocorrências. “Difícil atendermos um chamado em que não haja criminosos armados. Agora, vamos poder concluir todo o processo sem chamarmos o reforço da Brigada Militar, por exemplo”, finalizou.

6 comentários em “ESTEIO | Guarda Municipal ganha 20 pistolas para combater a criminalidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *