CANOAS | Cavalo vítima de maus-tratos é resgatado no bairro Harmonia

Foto: divulgação/ Derli Colomo Junior

Secom Canoas | O vento e a chuva forte que atingiram Canoas na noite de terça-feira (15) não inibiram a ação da força-tarefa da Prefeitura de Canoas para realizar o resgate de mais um cavalo vítima de maus-tratos. Já passavam das 23h quando a equipe foi avisada sobre o abandono do animal, no Verdes Campos, bairro Harmonia. 

“Imediatamente, reunimos nossa equipe e nos deslocamos para o local, onde verificamos que o cavalo estava sem comida, sem água e sem abrigo. O animal foi recolhido e levado à sede da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), onde passou a noite longe da chuva e com alimentação adequada”, explica o secretário interino da SMSU, Paulo Osório. 
Durante essa quarta-feira (16), Trovão, como foi batizado pela equipe de trabalho, passou o dia sob cuidados veterinários e foi levado ao Centro de Bem-Estar Animal (CBEA). O animal vai permanecer no Centro até estar apto à adoção. 

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, tem se engajado pessoalmente na causa, cobrando toda a equipe envolvida nos resgates dos animais para que a atuação seja imediata, bem como solicita ações e políticas públicas para combater o abandono e os maus-tratos de animais em Canoas.

Por iniciativa do prefeito, uma equipe foi formada com representantes de diferentes secretarias municipais, como a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), através da Guarda Municipal, Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU), Meio Ambiente (SMMA), Transportes e Mobilidade (SMTM), Desenvolvimento Social (SMDS), como também de representantes da Fundação Municipal de Saúde e do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA). O propósito do grupo é unir forças para combater os maus-tratos de animais. Uma das ações que já está sendo realizada é a blitz semanal, que aborda carroceiros para verificar o estado de saúde do equino. Verificados maus-tratos, o animal é recolhido e o proprietário é responsabilizado.

Carroceiro é preso e cavalo é resgatado
Na tarde desta quarta-feira (16), a Brigada Militar prendeu um carroceiro por porte ilegal de arma de fogo. A equipe da força-tarefa foi, então, novamente acionada para resgatar o cavalo e conduzi-lo ao CBEA, para exames veterinários.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!