CANOAS | Guarda Municipal prende homem que furtava luminárias públicas em parada de ônibus

Foto: reprodução

Secom Canoas | A Guarda Municipal de Canoas prendeu na noite deste domingo (10) um homem flagrado furtando luminárias públicas e material elétrico, no Centro da cidade. O caso ocorreu na esquina das avenidas Getúlio Vargas (paralela à BR-116) e Ipiranga.

A ação do indivíduo, de 39 anos, foi flagrada pelas câmeras de vigilância do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC). Em uma ação rápida, foram deslocadas duas viaturas ao local, onde o homem foi preso por dois agentes da Guarda Municipal.

Foto: Guarda Municipal/ Divulgação

Na mochila que estava com o suspeito, foi encontrada uma caixa com metais usados para a destruição, dois cabos de alumínio, com cerca de cinco metros cada, e uma lâmpada. O homem foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Canoas, onde foi registrada a ocorrência de furto simples.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) dispõe de 188 câmeras de monitoramento. Esse aparato tecnológico nos auxilia no combate à criminalidade em todas as partes da cidade. Além disso, as câmeras são responsáveis pelo desfecho positivo da ocorrência, uma vez que o agente possui mais um apoio externo para a execução da ação, o que torna o trabalho mais eficiente”, avalia o supervisor da Guarda, Jonatan Martins.

Conscientização de cidadania
Mesmo com ações enérgicas da Guarda Municipal, o furto recorrente de luminárias públicas e materiais elétricos têm preocupado a Prefeitura de Canoas, que já pediu a intensificação da fiscalização deste tipo de ocorrência.

Nas últimas semanas, a Prefeitura vem realizando a troca das luminárias das paradas de ônibus da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), no entanto, quase todas as novas lâmpadas e fiação foram roubados. Só na Praça da Bíblia, no Centro de Canoas, as luminárias foram repostas duas vezes em apenas 15 dias. Para cada troca, o custo estimado é de cerca de R$ 10 mil.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!