CANOAS | Hospital Nossa Senhora das Graças terá nova administradora

Foto: Jaime Zanatta/GBC

Da redação* | A Associação Beneficente Canoas (ABC) anunciou na última quinta-feira (14) que, a partir do dia 18 de fevereiro, o Hospital Nossa Senhora das Graças terá uma nova gestora. Em reunião com a Prefeitura de Canoas, Câmara de Vereadores e Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), a ABC informou que cumpriu todos os ritos formais para firmar contrato Associação Beneficente São Miguel. Com isso, chega ao fim uma longa tratativa fomentada pelo Município para estancar a crise administrativa e financeira que atinge o Nossa Senhora das Graças.

A Associação São Miguel fará a gestão total do hospital, que é privado, mas realiza a maior parte dos atendimentos através do Sistema Único de Saúde. A transição entre a ABC e Associação Beneficente São Miguel inicia na próxima segunda-feira (18). A nova gestão terá autonomia para promover mudanças administrativas, com a intenção de regularizar as finanças do hospital e retomar a pleno os atendimentos aos cidadãos, prejudicados há décadas.

Durante a reunião em que foi anunciada a troca de gestão do Hospital Nossa Senhora das Graças, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, agradeceu à ABC pela iniciativa. “Nós tomamos ações para buscar a troca da gestão por acreditarmos que este seja o melhor caminho para evitar o fechamento do hospital. Desde o início das tratativas, a ABC teve total entendimento da situação”, observou o prefeito.

Já o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, o vereador Quinho, elogiou o desfecho do caso. “É uma satisfação que cheguemos nesta solução. O Poder Legislativo sempre esteve junto da prefeitura e da ABC na busca pelas melhores soluções para o hospital Nossa Senhora das Graças”, afirmou. No mesmo sentido, o presidente do Simers, Marcelo Marsillac Matias, parabenizou a prefeitura pela forma como foi conduzida a negociação para a chegada de uma nova gestora do hospital.

A São Miguel é uma associação filantrópica, sem fins lucrativos, com interesse público em gestão hospitalar. Com sede em Gramado, ela tem em seu quadro membros da sociedade civil, como médicos, contadores e advogados. A organização administra, desde o ano passado, o Hospital Beneficência Portuguesa, de Porto Alegre, e também o Hospital de Gramado, na Serra Gaúcha, há três anos.

*Com informações da Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!