ESTEIO | Gauchinha do The Voice Kids cantará com Léo Pain na festa de aniversário

Foto: Geonei Dias/Divulgação

Da redação* | A cantora Luiza Barbosa Dias, gauchinha que está fazendo sucesso no The Voice Brasil Kids, terá uma participação especial na festa dos 64 anos de Esteio que ocorre no próximo sábado (9) no Parque Galvany Guedes (Av. Porto Alegre, 505 – Jardim Planalto). A menina de Sapiranga, que passou para a terceira fase do programa dominical da Rede Globo, vai cantar ao lado de Léo Pain, gaúcho de Alegrete que venceu a última edição do The Voice Brasil, encerrada no dia 27 de setembro do ano passado.

Cantor criado no movimento nativista, Léo migrou para o sertanejo, buscando alcançar um público maior. Luizinha também vem dos palcos dos festivais, mas já cantou MPB e pop na atração global. No último domingo (3), a menina de 12 anos venceu a etapa das batalhas e foi escolhida pela técnica Cláudia Leitte para continuar no programa. A partir do próximo domingo (10), as apresentações serão ao vivo e o público pode escolher um dos concorrentes para seguir na disputa pelo título de campeão da temporada entre as crianças e adolescentes.

Atrações a partir das 16h

A grade festa do 64º aniversário de Esteio, que começa às 16h, terá também como atração os cantores Rodrigo Ferrari e Patrick Martins, assim como as bandas Velhos Vícious e Dona Laura. A entrada é um quilo de alimento não perecível ou de ração animal, que serão doados para entidades esteienses.

O evento, organizado pela Prefeitura de Esteio através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), terá patrocínio total do Grupo InBetta. A festa não vai gerar despesas para a Administração Municipal.

As atividades comemorativas iniciaram no dia 23 de fevereiro, com o 5º Esteio da Poesia Gaúcha e o 1º Esteio do Amanhã, que ocorreu no Seminário Claretiano. Na data que marca os 64 anos de emancipação, 28 de fevereiro, foi celebrada a tradicional missa campal de aniversário, em um terreno na Rua 28 de Fevereiro.


Fundação
A história do Município iniciou em 1736, quando cerca de 450 km² de terras nas paragens do Cerro de Sapucaia foram entregues pelo governo ao português Antonio Fernando de Souza. Passados 140 anos, os operários que trabalhavam na construção da linha férrea entre Porto Alegre e Novo Hamburgo formaram junto aos trilhos um pequeno vilarejo na altura das terras da Fazenda do Areião, atravessada pela ferrovia.

Três fatores foram importantes para o crescimento do povoado no início do século passado: a inauguração da estação de trem, a construção de rodovias e a comercialização de lotes na região. Em 1948, Esteio passou à categoria de vila, entrando na década de 1950 com forte mobilização para a transformação em Município. As ações da comunidade resultaram na redação, em 22 de novembro de 1952, da primeira convocação oficial do movimento pró-emancipação de Esteio, que pertencia, então, a São Leopoldo.

A campanha levou a um plebiscito, em 8 de dezembro de 1953. Nele, a população decidiu pela opção de formar uma nova cidade. Assim, em 28 de fevereiro de 1955, em frente a Praça do Expedicionário (onde, então, começaria a funcionar a Prefeitura Municipal), o Município de Esteio foi instalado, tendo Alécio Frainer (eleito em 1954) como primeiro prefeito

*Com informações da Prefeitura de Esteio

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!