ESTEIO | Assinada autorização para início das obras na Vila Esperança

Foto: Djalma Corrêa Pacheco/ PME

Da redação | A partir dos próximos dias, a Vila Esperança vai passar por um amplo processo de qualificação urbana. A ordem de início das obras de infraestrutura na comunidade foi assinada na manhã desta segunda-feira (18), em solenidade realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio. O documento foi firmado pelo prefeito Leonardo Pascoal, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Kohlraush, pelo representante da Brasmac Engenharia Luís Fernando Schuler da Silva e pelo engenheiro Daniel Mietlicki Júnior, servidor municipal que será o responsável pela fiscalização dos trabalhos.

Em seu discurso, Pascoal destacou que as obras na comunidade são aguardadas há muito tempo pelos moradores. O prefeito lembrou que intervenções semelhantes contemplaram as vilas Boqueirão e Hípica, trazendo grandes vantagens para as comunidades. “Temos plena convicção de que serão obras que vão melhorar muito a qualidade de vida dos moradores da Esperança e trazer importantes ganhos, inclusive patrimoniais, com a valorização dos imóveis”, afirmou. “Estamos dando hoje mais um passo para que tenhamos uma cidade praticamente com 100% de suas áreas regularizadas com infraestrutura adequada. Parabéns a todos os envolvidos nesse processo e que possamos estar dentro de alguns meses dentro da Vila Esperança, com os moradores, celebrando mais essa conquista importante para Esteio”, finalizou.

Em uma rápida fala, Marcelo Kohlraush afirmou que serão mais de R$ 3,2 milhões aplicados nas intervenções. “Nós conseguimos mensurar os valores de investimentos, mas não conseguiremos mencionar a melhora da qualidade de vida que daremos para milhares de pessoas daquela região. Vamos fazer uma grande obra que vai mudar a realidade daquele bairro e para mim é uma honra estar a frente da Secretaria neste momento tão importante para a história de Esteio”, afirmou.

Quem também destacou o trabalho foi o vereador Felipe Costella, que representou o Poder Legislativo na solenidade. “Quero dar o parabéns para a Administração Municipal pelo trabalho que vem realizando, transformando Esteio, realmente, na cidade do trabalho e do progresso”, disse, fazendo referência ao slogan da Prefeitura.

Diversas intervenções
Estão previstas na Vila Esperança a construção de redes de esgoto pluvial e cloacal, pavimentação de ruas, construção de calçadas com acessibilidade e instalação de sinalização. O projeto prevê melhorias nas ruas Quaraí, Olga Benário Prestes, Santana, Rotary Clube, Francelino Viana, Tri Campeão do Mundo, Ezequiel Rezende, Joceí da Silva Carvalho, Dionísio da Costa, José Antônio Soares, Enio José Muller e Florinaldo Silveira de Matos, nas travessas Taquara e 4 e nos becos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12, totalizando 26 vias beneficiadas com as intervenções. Algumas delas ainda são de chão batido, o que gera muita poeira, com o tempo seco, ou dificulta a circulação de pedestres e de veículos em dias de chuva, por causa do acúmulo de barro. Os trechos que atualmente não tem pavimentação, que somam uma área de 6.973,39 m², passarão a ter piso com blocos de concreto intertravados, melhorando as condições de vida para a população.

A Brasmac Engenharia Ltda. venceu o processo licitatório que definiu a empresa que executará os trabalhos. Serão investidos aproximadamente R$ 3,27 milhões nas ações, recursos provenientes do extinto Ministério das Cidades (ligado, hoje, ao Ministério do Desenvolvimento Regional) e da Caixa Econômica Federal via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Esteio

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!