SAPUCAIA DO SUL | Apenados com tornozeleira eletrônica estão limpando o cemitério

Foto: Prefeitura de Sapucaia do Sul/Divulgação

Da redação | Desde a última segunda-feira (18), a Prefeitura de Sapucaia do Sul, está utilizando a mão de obra de apenados na limpeza do cemitério Pio XII, na Lomba da Palmeira. A equipe é formada por seis detentos que estão cumprindo pena monitorada com tornozeleira eletrônica.

A iniciativa está prevista no Termo de Cooperação Excepcional, firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado. O secretário municipal de Segurança e Trânsito de Sapucaia, Arno Leonhardt, salientou que o uso de mão de obra de apenados tem como objetivo principal a reinserção social. “É uma oportunidade que os egressos do sistema prisional têm de ingressar no mercado de trabalho, e com isso evitamos a reincidência criminal. Pelo termo, podemos trabalhar com até 30 apenados, e é o que queremos”, disse. A Secretaria Municipal de Segurança está entrevistando e selecionando mais interessados em participar da iniciativa.

O primeiro grupo de apenados está trabalhando realizando capina, roçada, corte de grama e varrição. Conforme a secretária de Obras, Lucinéia dos Santos, eles ficarão fixos no local, para manter o espaço limpo. Os servidores que antes realizavam o trabalho no cemitério foram direcionados para outros serviços de limpeza na cidade.

Os apenados trabalham seis horas diárias e a cada três dias trabalhados, a pena é reduzida em um dia. O termo de cooperação tem validade de 12 meses, podendo ser prorrogado até 60 meses.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!