OLHA ESSA | Prefeito não encontra médico em posto de saúde e chama a Brigada Militar

Foto: Ronaldo Berwanger / Prefeitura Municipal de Imbé

Da redação | O prefeito de Imbé, no Litoral Norte, Pierre Emerim da Rosa foi até uma unidade básica de saúde (UBS) na última terça-feira (26) e não encontrou um médico no local. Por causa disso, ele resolveu chamar a polícia.

O prefeito recebeu uma denúncia de que ele não estaria trabalhando, mesmo com a alta demanda no posto, e foi até o local verificar. O médico concursado deveria estar trabalhando no setor de atendimento 24 horas do posto de saúde, que estava lotado. O regime de trabalho do profissional é de seis dias de folga após 24 horas de trabalho.

Segundo o secretário de Saúde, Tierres da Rosa, o médico é concursado há mais de 10 anos e tem remuneração, em média, de R$ 10 mil mensais, com carga horária de 24 horas semanais.

Segundo a prefeitura, funcionários e pacientes já comentavam sobre a má conduta do médico, como sair no meio do horário de trabalho, dormir, fumar dentro do posto e ler revistas em horário de lotação na unidade de saúde. Algumas pessoas já tinham, inclusive, feito registro de ocorrência policial, conforme a Polícia Civil.

O médico retornou à unidade de atendimento depois que as forças policiais haviam chegado ao local e alegou que tinha ido buscar uma ficha de atendimento para justificar uma falta em outro dia. O prefeito, no entanto, entendeu que, como o profissional tem seis dias de folga na semana, poderia ter se envolvido em outros compromissos em outra data. Pierre Emerim anunciou a suspensão do profissional enquanto correr o processo administrativo disciplinar que vai investigar o caso. O processo pode levar a advertência, suspensão ou demissão.

O delegado Antônio Carlos Ractz afirma que, a partir do processo administrativo, deverá abrir inquérito para investigar o caso. O objetivo é identificar se a má conduta pode ter agravado a situação de saúde de algum paciente. “Nos postos, há dois clínicos gerais e, muitas vezes, um precisa acompanhar a ambulância para outro local. Se este médico sai, o posto fica sem clínico geral. Também vou analisar se a situação de ele bater o ponto e não trabalhar era algo recorrente, já que também pode configurar infração”.

Dentre os crimes que serão investigados, estão falsidade ideológica (por bater o ponto e se ausentar do local de trabalho) e omissão de socorro. 

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!