ERAM DE CANOAS | Sequestrados no Niterói são encontrados mortos em poço

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Da redação | Dois corpos foram encontrados em um poço na invasão Lomba da Palmeira, na Zona Rural de Sapucaia do Sul. A localização foi o pontapé inicial na Operação Chamado deflagrada nesta quinta-feira (4) com o objetivo de desarticular um esquema de assassinatos na Região Metropolitana.

Conforme a delegada Luciane Bertolletti, titular da 2ª Delegacia de Polícia de Sapucaia, foram três meses de investigação depois de uma sequência de desaparecimentos em Canoas nas primeiras semanas de janeiro.

Os cadáveres foram encontrados no dia 22 de janeiro em avançado estado de decomposição.  “As vítimas foram mortas a tiros e os autores colocaram cal e tora por cima dos corpos para que eles continuassem submersos”, afirmou a delegada.

Os dois corpos foram identificados. Para isso, foi necessário o trabalho da perícia e a realização do exame de DNA. As duas vítimas foram sequestradas no bairro Niterói. “Nós tínhamos aí um ritual de sequestros, torturas, mortes e assassinatos”, comentou o delegado titular da 2ª DPRM, Mário Souza.

Uma das vítimas, um homem de 29 anos, foi sequestrado em 7 de janeiro. Conforme o relato da família, ele foi levado por bandidos armados que não pediram resgate. Na época, a então titular da 2ª DP de Canoas, delegada Mirian Thomé, relatou que desde o inicio do caso, soube-se que os criminosos levaram Keoma para matá-lo. Além dele e do outro corpo que foi localizado pela Polícia Civil, os criminosos fizeram outras três vítimas.

Um homem de 53 anos sequestrado na frente de casa, em 12 de janeiro, no bairro Niterói, também foi vítima do bando. Os familiares do cadeirante presenciaram a cena onde quatro homens fortemente armadas se identificaram como policiais, tiraram a vítima da cadeiras de rodas e o colocaram dentro de um carro. Há indícios que ele tenha sido brutalmente executado e depois esquartejado, tendo partes do corpo, deixadas em diversos pontos da cidade. Os criminosos divulgaram uma foto dentro daquele veículo, apontando armas para a vítima.

Operação

As investigações apontaram para um esquema bem montado e diferenciado de criminalidade. Durante diligências e depoimentos de testemunhas, os policiais chegaram a um homem de 34 anos. Ele foi preso preventivamente esta manhã. Ele tem antecedentes por homicídio, tráfico de drogas, receptação, ameaça, vias de fato e violação de domicílio como o autor dos crimes. No último domingo (31), ele já havia sido pego pela Brigada Militar em crime de menor porte, em Gravataí.


O homem foi preso em casa na cidade de Gravataí (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

A delegada Luciane Bertolletti esclareceu que “foi uma investigação profunda e complexa para desarticular o esquema criminoso.” Já o delegado Mário Souza, afirmou que “chama a atenção a criatividade e brutalidade do Crime especialmente nesse esquema de assassinatos, visto que o grupo criminoso, segundo as investigações, por meio de seu matador armou um complexo esquema para tentar destruir os corpos e esconder o crime de homicídio.”

Agora, as investigações continuam para apurar quais ligações que o preso tinha com o grupo criminoso que foi desarticulado ontem durante a Operação Divisas, em Canoas. “Vamos agora apurar os possíveis mandantes do crime”, finalizou o delegado.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!