ESTEIO | Hospital São Camilo ganha mais cinco leitos de neonatal

Foto: Kleyton Fantin/Prefeitura de Esteio

Da redação* | A Fundação Municipal de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) foi contemplada com a habilitação de mais cinco novos leitos de unidade de cuidados intermediários neonatal convencional. O anúncio foi feito pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ao prefeito Leonardo Pascoal, durante o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, realizado nesta quarta-feira (10), em Porto Alegre. A medida garante um investimento de mais de R$ 256 mil para a instituição esteiense pela disponibilidade de leitos intermediários e canguru. A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, também participou do ato.

Pascoal destacou que a busca pela ampliação dos serviços de atendimento especializado iniciou em 2017, quando o Município quase perdeu a habilitação da UTI neonatal, por não ter sido renovada a documentação ainda em 2016. “Travamos uma luta para garantirmos a manutenção da nossa UTI neonatal e buscamos a ampliação dos serviços na área, uma vez que nosso hospital é referência para cidades vizinhas. Hoje recebemos o resultado desse esforço. Ganha não apenas o nosso município, mas a região, que passa a contar com um incremento num espaço que já é referência para muitas mães”, disse.

Os documentos assinados por Mandetta habilitam os novos serviços, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando mais R$ 17,3 milhões ao ano no Teto de Média e Alta Complexidade (Teto MAC) do estado do Rio Grande do Sul. Os serviços abrangem áreas como oncologia, serviços especializados em reabilitação e cuidados intermediários neonatal.

*Com informações da Prefeitura de Esteio

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!