REVISÃO DA TARIFA | Corsan pede aumento de 13,54% na conta de água

Foto: Arquivo/ Corsan

Da redação | A Corsan está revisando a tarifa dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos municípios que atende no Rio Grande do Sul e propõe um aumento de 13,54% na conta endereçada aos seus clientes. Esse foi o segundo cálculo apresentado pela Companhia à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs). O primeiro previa uma revisão de 25,84% no valor que seria cobrado.

O tema foi debatido em audiência pública realizada na última segunda-feira (13) na sede da Agergs, em Porto Alegre.

A cada cinco anos, a Corsan faz o reposicionamento da tarifa, quando busca o reequilíbrio dos custos, considerando uma cesta de itens que impactam no estudo. Essa é uma etapa diferente do anual reajuste de tarifa e tem como principal objetivo readequar os valores, buscando dar maior capacidade de investimento para a Companhia e levando em conta todos os municípios atendidos.

Para chegar ao índice proposto, a Corsan utilizou duas metodologias de cálculo. O primeiro considerou a metodologia vigente nas revisões tarifárias anteriores, nas quais os ativos eram atualizados com base no Índice Nacional de Custo da Construção Civil (INCC), resultando no índice de 25,84%.

No segundo cálculo, não foi considerada a atualização pelo INCC, resultando no índice de 13,54%. Esses dois índices foram apresentados para a agência. Conforme a Corsan, a Companhia se posicionou desde o início para que o menor índice fosse priorizado na tomada de decisão.

A etapa de análise pelas cinco agências dos índices sugeridos deve ser concluída até o fim de maio. Após a divulgação dos índices, a Corsan dá publicidade ao valor e aplica em um prazo estimado de 30 dias.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!