CANOAS | Fiscalização flagra aterro irregular no Mathias Velho

Foto: Derli Colomo Junior/ divulgação

Da redação | Para tornar a instalação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) eficientes, a Prefeitura de Canoas e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) contrataram fiscais para fazer rondas na cidade e informar quais precisam de troca. Foram esses profissionais que flagraram, na manhã dessa terça-feira (21), um aterro irregular feito por um morador no bairro Mathias Velho. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) foi acionada e autuou o responsável pelo terreno.

As irregularidades encontradas pelos fiscais da secretaria não se limitaram ao aterro. O morador também foi autuado por realizar queimada no terreno e manter aves em cativeiro, sem documento do Ibama. “Os moradores foram multados, tiveram o terreno embargado e receberam uma notificação com um prazo de 30 dias para entregar na Secretaria um estudo do solo para saber se houve a contaminação ou não”, esclareceu Nelson Miranda, fiscal de meio ambiente.

A legislação ambiental proíbe qualquer tipo de queimada. Quanto aos animais encontrados, eles foram apreendidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na presença de agentes da Guarda Municipal, e encaminhados ainda na terça-feira para o Ibama. Trata-se de duas aves caturritas, típicas da região, mas que não podem ser criadas em casa, a menos que sejam oriundas de criadouros e com documentação.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Daniel Ramos, a fiscalização agora será cada vez mais eficaz. “Esse é o início do trabalho que a Secretaria vai fazer com a implantação do RCC. A fiscalização contra o descarte irregular será ostensiva e conta com o apoio das outras Secretarias e da Guarda Municipal. Tudo que está sendo feito é para melhorar a saúde da população e para melhorar a cidade”.

Fiscalização contra descarte irregular

Canoas terá uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil e será a primeira cidade do Rio Grande do Sul a ter uma usina nesse formato. A empresa paulista SBR Reciclagem iniciou as atividades no município, após vencer a licitação da Prefeitura de Canoas. A empresa vai recolher e reciclar os resíduos da construção civil (RCC) e demolição. Também serão parte do trabalho os resíduos volumosos, que são coisas geralmente abandonados pela população em locais públicos, como móveis, eletrodomésticos e pneus.
Canoas também reforçou a fiscalização de descarte irregular de lixo. A empresa responsável pela Usina tem oito fiscais circulando pela cidade, sendo dois por quadrante. Esse serviço ocorre diariamente.

OS PEVs

Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) são locais que antes eram pontos de descarte irregular de lixo e que foram revitalizados pela Prefeitura de Canoas. Os PEVs receberam caçambas, onde a população pode entregar, gratuitamente, entulhos de pequenas reformas. Esses materiais serão recolhidos e encaminhados para reciclagem.

*Informações da Secretaria das Relações Institucionais e Comunicação de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!