CANOAS | Integração entre órgãos reflete queda de 51% em homicídios

Foto: Brigada Militar/ divulgação

Da redação | Canoas superou a marca estadual e reduziu 51% os homicídios. A informação foi detalhada nesta semana pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), conforme levantamento do Observatório de Segurança Pública.

De janeiro a abril, foram registrados 28 casos de mortes violentas – que compreendem homicídios, latrocínios, encontro de cadáveres e mortes em confrontos com a polícia. Destes, 22 casos foram de homicídios, quando no mesmo período de 2018 o Observatório contabilizou 45 ocorrências, fechando o índice de 51,1% de redução.

Já em maio, um duplo homicídio mobilizou a polícia e assustou moradores do bairro Igara. Os investigadores ainda buscam o atirador, responsável pelas mortes de Felipe dos Santos Moreira, 24 anos, e Fernanda Lima Chaves, 29.

A vice-prefeita Gisele Uequed destacou a importância da integração no processo de segurança pública municipal, saudando todos os presentes na reunião, membros do secretariado, da Polícia Civil, da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros, da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Canoas e do Conselho Tutelar.

“O processo de repressão ao crime em Canoas é um sucesso graças à integração das forças de segurança, à celeridade na investigação e aos investimentos em inteligência realizados por essa gestão. Queremos utilizar essa mesma experiência de integração na repressão para os nossos programas de prevenção, unindo todas as nossas secretarias para que esses projetos possam apresentar ainda mais resultados na segurança de Canoas”, reforça Gisele.

Outros índices

No primeiro quadrimestre do ano, a Segurança Pública de Canoas conseguiu conter o número de furtos de veículos, com uma redução de 10,7%, passando de 233 casos para 208. O bairro Centro foi a região que concentrou o maior número de ocorrências, com 32% do total dos registros. Entre os logradouros, a avenida Farroupilha apresentou maior concentração, com 9,6%.

Já os roubos de veículos tiveram um leve acréscimo na comparação com o primeiro quadrimestre de 2018, passando de 217 casos para 259, aumento de 19%. Desta forma, as forças de segurança atuantes no município já estão concentrando esforços para a elaboração de um plano de ação onde o foco é diminuir esses índices criminais.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!