CANOAS | Polícia Civil apreende 19 animais, entre cães e gatos, que viviam amarrados e em gaiolas no Mathias Velho

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Da redação | A Polícia Civil desencadeou na última terça-feira (21) mais uma ação da Operação Arca, em Canoas, na Região Metropolitana. O alvo era uma casa no bairro Mathias Velho.

No local, foram apreendidos dezenove animais em situação de perigo. Sendo, onze cães e oito gatos. Os policiais só chegaram ao local depois de uma denúncia anônima de que os animais eram mantidos em gaiolas de passarinhos e que eram amarrados em cordas. Uma mulher foi autuada em flagrante pelo crime de maus tratos.

Alguns cães e gatos encontrados em eram de raças como pinscher, labrador e siameses. Segundo a polícia, o valor comercial desses animais não condiziam com a situação econômica dos proprietários da residência. Com esse fato, crescem as suspeitas sobre a aquisição e venda ilegal.

Dois adultos e quatro filhotes estavam confinados em quartos escuros sem janelas, alimentação ou água. Os animais estavam concentrados nos fundos da residência, como viviam em pequenos espaços, eles conviviam com as urinas e fezes.  

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Os animais estão em um quadro clínico de caquexia, por inanição, ou seja, tão magros que não desenvolveram os músculos. Todos foram encaminhados ao Centro de Bem Estar Animal (CBEA) da Prefeitura. Todos serão vacinados, medicados e castrados e destinados a adoção.

Os policiais também apreenderam as gaiolas onde os animais ficavam enclausurados. O diretor da 2ª DPRM – Regional Canoas, delegado Mario Souza, afirmou que a ”operação será permanente e integrada” e que a “Polícia Civil tem no setor de inteligência e na 4ª DP de Canoas uma força tarefa dedicada a esses tipos de crimes, estando a disposição para denúncias.” Além disso, Souza reforçou que é “importante e fundamental o apoio da comunidade adotando os animais, independente do tipo e da raça para que os bichos tenham um lar.”

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!