CANOAS | Receita Estadual deflagra operação em duas empresas que devem mais de R$ 4 milhões em ICMS

Foto: Receita Estadual/Divulgação

Da redação | A Receita Estadual deflagrou uma operação para identificar práticas de sonegação fiscal. Os alvos foram duas empresas do ramo de plásticos em Canoas, na Região Metropolitana.

Os estabelecimentos são suspeitos de formação de grupo econômico para fracionar o faturamento e, assim, optar irregularmente pelo regime de tributação do Simples Nacional. O montante de ICMS devido e não pago aos cofres públicos, acrescido de multas e juros, é estimado em R$ 4 milhões.

A ação começou no final de maio e terminou nesta semana. Ela foi coordenada pela Delegacia da Receita Estadual de Canoas (2ª DRE) e contou com a participação de 12 auditores fiscais, três técnicos tributários e um policial militar. Na operação, os profissionais fizeram visitas fiscais às sedes das empresas com a finalidade de apreender documentos e dados que corroborem as suspeitas e, por consequência, os trabalhos de auditoria fiscal.

Por meio de diversas operações deflagradas, a Receita Estadual vem intensificando sua atuação no combate às fraudes praticadas por grupos econômicos que são formados com o objetivo de fracionar o faturamento. “O enfrentamento desse tipo de fraude não tem somente o objetivo arrecadatório pelo combate à sonegação, mas também a regulação econômica, uma vez que resulta no combate à concorrência desleal”, disse Carlos Tocchetto, delegado da 2ª DRE.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!