ATENÇÃO, CANOAS! Combate a dengue é intensificado

Foto: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação* | A Vigilância Sanitária de Canoas tem intensificado as ações de combate aos mosquitos da dengue. Entre as atividades, o bloqueio químico em locais que registraram transmissão autóctone, ou seja, dentro da cidade. Desde a semana passada, equipes têm percorrido ruas dos bairros Mathias Velho, Rio Branco, Niterói, Igara e São José.

Junto da aplicação, os agentes de combate às endemias realizam o trabalho de vistoria e eliminação de possíveis focos dentro do raio de 150 metros dos locais onde moram os cidadãos que tiveram a doença. O objetivo da Secretaria ao borrifar o inseticida, produto químico inofensivo ao meio ambiente, é evitar a proliferação da doença. De acordo com a pasta, a aplicação do produto é utilizada para bloquear a transmissão da doença e não é eficaz quando adotada como medida única. É importante que os cidadãos continuem a combater possíveis criadouros do mosquito em locais como latinhas, potes, garrafas e qualquer outro recipiente que acumule água. É necessária a conscientização da população.

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da colocação de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros. Em menos de 15 minutos, é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada, ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

*Com informações da Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!