ESTEIO | Mofo e rachaduras tomam conta da UBS Claret

Foto: Simers/Divulgação

Da redação | O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) fez uma vistoria na última quarta-feira (5) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Claret, em Esteio, na Região Metropolitana. Foram encontradas rachaduras nas paredes, mofos e alagamentos.

Conforme a entidade, a falta de manutenção é evidente em praticamente todos os ambientes da UBS. “Além do mofo, evidente em praticamente todas as paredes, nos dias de chuva a água escorre pelas lâmpadas, o que indica o risco de curtos-circuitos. Nos banheiros paredes apresentam rachaduras”, ressalta o sindicato em nota.

Rachaduras e mofos também no teto dos consultórios (Foto: Simers/Divulgação)

O Simers ainda conta que parte do prédio foi interditada pela própria equipe de enfermagem. A UBS, que conta com aproximadamente 12 mil pacientes cadastrados, não tem registro de limpeza ou manutenção da caixa de água. “A situação é de total insalubridade na UBS, com problemas graves como infiltrações que impactam na rede elétrica que causam muito risco a profissionais e pacientes”, afirma a diretora da Região Metropolitana do Simers, Alessandra Felicetti.

Sem internet

De acordo com o sindicato, outro problema da unidade é a instabilidade do sinal de internet. A carência exige que os profissionais imprimam as agendas de consultas com antecedência para manter o controle sobre os agendamentos. A falta de internet prejudica diretamente os atendimentos, pois impede que os médicos consultem os prontuários dos pacientes. Ou seja, mais um impacto negativo na população. 

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde?

Procurada, a Prefeitura de Esteio informou que iria comentar a situação da UBS Claret. Porém, até esta segunda-feira (10) não se pronunciou.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!