CANOAS | Bem vestidos, ladrões de residências chegavam a cumprimentar a vizinhança

Foto: Polícia Civil/ Divulgação

Da redação | A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (12) a Operação Vizinhança para combater associação criminosa vinculada ao furto e arrombamento de residências, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Três mandados e busca e apreensão e um mandado de prisão temporária foram cumpridos em Canoas e Alvorada. A ação realizada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Canoas resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de objetos utilizados nos furtos e recuperação de pertences pessoais levados das das vítimas.

Segundo o delegado Thiago Lacerda, as investigações apontaram que o grupo criminoso era bem articulado, coordenado por dois irmãos que escolhiam casas aleatórias de vítimas que estavam sem moradores e, a partir de minucioso levantamento de local, ingressavam nessas residências e furtavam objetos de valor.

Os suspeitos iam bem vestidos, se passavam por moradores da residência e chegavam a cumprimentar os vizinhos e transeuntes que passavam pelo local”, salientou Lacerda.

O grupo também era extremamente articulado, considerando que utilizavam rádios “HT” para se comunicar e monitorar a frequência da Brigada Militar.

Ao longo das investigações, a Polícia Civil também apurou que o grupo se utilizava de automóveis locados em empresas do aeroporto de Porto Alegre e depois não os devolvia, e assim seguiam utilizando os veículos para a prática de crimes.

O grupo atuava em Canoas e região metropolitana realizando ações criminosas de furto arrombamento a residências. Pelo menos quatro casos são investigados pela delegacia”, acrescentou o delegado.

Os objetos recuperados, segundo uma das vítimas, estão avaliados em mais de R$ 12 mil. Um veículo em ocorrência de furto/roubo, que estava clonado foi recuperado.

Os indivíduos presos responderão por associação criminosa, furto qualificado, receptação qualificada, apropriação indébita (referente aos veículos locado), sendo também o grupo investigado por roubos”, concluiu Lacerda.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!