CANOAS | Gambá é resgatado no Centro

Foto: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação* | A rotina da 35ª Feira do Livro de Canoas foi quebrada na última sexta-feira (14) com a presença de Rocket Raccoon, o gambá. O nome foi dado pelos frequentadores da feira em alusão ao guaxinim do livro Guardiões da Galáxia, de Dan Abnett. E se não fosse uma história pitoresca o suficiente, a captura contou com a ajuda de Goku, sob a supervisão do Batman, personagens da República dos Heróis, que preferiu deixar o serviço para outros heróis, os funcionários do Mini Zoo de Canoas.

Quem primeiro avistou o bichinho, que parecia descansar na árvore, foi a Professora Maluquinha, que logo fez o contato com o Mini Zoo, com receio de que “se ele descesse, alguém poderia se assustar e até machucá-lo”, justificou. Goku e Batman assistiam a palestra de RPG Literário no Espaço Criativo, quando perceberam uma movimentação atípica do lado de fora do estande.

Toda a ação durou pouco mais de 15 minutos. Assim como o guaxinim dos livros, o gambá de Canoas mostrava toda a sua estratégia, buscando os espaços entre os galhos para fugir do tratador. E ele até quase conseguiu: escapou das inúmeras tentativas de ser capturado no alto, de duas redes, só não resistiu quando outro personagem entrou na história e encurtou seu espaço já no chão, dando tempo para ser capturado.

O bichinho deu trabalho para ser resgatado. O chefe dos tratadores do Mini Zoo, Everton Künsler, contou com a ajuda do Goku para pegar Rocket. “O gambá de orelha branca é muito bom para nós, ele faz o controle de pragas como o escorpião amarelo, cobras e animais peçonhentos. Ele come tudo. Como tem a Feira aqui, ele vem em busca de alimento, porque quanto mais vamos aumentando a cidade, mais apertamos o espaço dele e ele acaba se acostumando a buscar comida fácil”, disse.

Após sair da sua árvore na Praça da Bandeira, Rocket passou por uma avaliação do veterinário do Mini Zoo e foi solto na Fazenda Guajuviras. O Mini Zoo de Canoas faz o resgate e a reabilitação de animais da fauna silvestre, e é uma referência na região nessa área. Sempre que a população canoense encontrar um animal silvestre, pode ligar para o telefone do Mini Zoo: 99787-1078.

*Com informações da Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!