CANOAS | Processo de venda da REFAP já começou

Foto: Petrobras/Divulgação

Da redação | A Petrobras começou na última sexta-feira (28) o processo para a venda integral da Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), em Canoas. Além dela, essa ação também engloba a comercialização da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), Refinaria Landulpho Alves (RLAM), Refinaria Gabriel Passos (REGAP), Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), Refinaria Isaac Sabbá (REMAN) e Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR), assim como os ativos logísticos integrados a essas refinarias.

Conforme a Petrobras, em comunicado enviado ao mercado, a venda dessas refinarias serão conduzidas por meio de processos competitivos independentes, que ocorrerão em duas fases. No material, a estatal informa que contratou o Citi como assessor financeiro para o processo. Interessados em comprar a Refap devem noticiar o banco até 16 de agosto. Informações começarão a ser distribuídas em 15 de julho para compradores em potencial que tenham assinado o termo de confidencialidade. Podem participar empresas do setor de óleo e gás, com receita anual em 2018 superior a US$ 3 bilhões, ou investidores financeiros, com ao menos US$ 1 bilhão em ativos. 

No Rio Grande do Sul, os ativos à venda compreendem a refinaria de petróleo, dois terminais de armazenamento e um conjunto de oleodutos extensos. Eles interligam a refinaria e os terminais, dando acesso direto à cadeia de suprimento de petróleo e ao mercado consumidor de derivados de petróleo.  Segundo a Petrobras, o Cluster Refap representa 9% da capacidade de refino de petróleo do país, ou seja, 208 mil barris por dia. A última ampliação ocorreu em 2006. “O Sul apresenta um dos mercados de derivados de petróleo mais maduros do país, com previsão de crescimento estável da demanda nos próximos anos (…) Mercado protegido devido à posição geográfica mais isolada dos principais mercados internacionais de petróleo e dos outros clusters de refino no país”, destaca a empresa no prospecto de venda.

Os principais produtos fabricados na Refap são: diesel, gasolina, GLP, óleo combustível, querosene de aviação, solventes, asfalto, coque, enxofre e propeno. A refinaria começou a operar em 1968. 

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!