ESTEIO | Guardas municipais vão receber o porte de armas de fogo

Foto: Jean Monteiro/Prefeitura de Esteio

Da redação* | Uma cerimônia na próxima sexta-feira (9), a partir das 10h30min, no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio, marcará a entrega do porte de arma de fogo a 45 agentes da Guarda Municipal. Com a permissão inserida em suas carteiras funcionais, os guardas poderão, já após o encerramento do evento de sexta, portar os equipamentos na rua durante o horário de serviço. O prazo de validade dos portes concedidos é de até cinco anos.

Para estarem habilitados ao porte, os agentes tiveram que participar de um treinamento sobre armamento e tiro, com carga horária de 182 horas e conteúdos aprovados pela Polícia Federal, e passar por teste de aptidão específico, com exames envolvendo conhecimentos teóricos, práticos e avaliação psicológica. A autorização para a emissão dos portes foi concedida após acordo de cooperação técnica entre a Superintendência Regional de Polícia Federal do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal. O extrato da parceria foi divulgado no Diário Oficial da União no último dia 22 de julho.

As armas que os guardas municipais utilizarão foram recebidas pela Prefeitura no final de 2018. Serão, ao todo, 20 pistolas da marca Taurus, calibre .380. A aquisição dos equipamentos e de munição foi resultado de um investimento de R$ 107 mil. Até agora, as armas eram utilizadas dentro da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) e nos treinamentos realizados pelos agentes.

 *Com informações da Prefeitura de Esteio

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!