SAPUCAIA DO SUL | Prefeitura lança app para pais acompanharem rotina escolar dos filhos

Foto: Divulgação/ Daniela Rocha Lima

Da redação* | Com apenas um toque no celular, os pais e responsåveis dos alunos da Escola Municipal João de Barro, de Sapucaia do Sul, acompanham a vida escolar dos seus filhos. A instituição é primeira a participar do Projeto Presença, que serå implantado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, em todas as escolas da rede municipal da cidade. A iniciativa que foi lançada hoje, 11 de setembro, é pioneira no Estado.

Por meio do aplicativo Nina, as famĂ­lias sĂŁo informadas, em tempo real, sobre a presença, desempenho e atitudes dos estudantes, e tĂȘm acesso Ă s notas e cronograma de trabalhos e provas. O prefeito Dr. Luis RogĂ©rio Link salienta que o uso da ferramenta na rede municipal Ă© uma importante inovação. “Somos o primeiro MunicĂ­pio do Rio Grande do Sul a utilizar um aplicativo como este, em toda a rede municipal. Com esta iniciativa damos adeus aos bilhetes de papel, que muitas vezes nem chegam nas casas. O Projeto Presença facilita para aqueles pais que gostariam de ser mais presentes na vida escolar do filho, mas que muitas vezes nĂŁo podem por conta do trabalho”, disse o prefeito.

O secretĂĄrio de Educação, Jairo Jorge, explica que o uso da ferramenta nas escolas municipais tem como principais objetivos aproximar as escolas das famĂ­lias e reduzir a evasĂŁo escolar. “As famĂ­lias estarĂŁo conectadas com a escola, acompanhando o dia a dia do seu filho, seu desempenho e sua frequĂȘncia. Temos, hoje, 1,7% de evasĂŁo escolar, que Ă© um Ă­ndice baixo, se comparado com outros municĂ­pios. Mas queremos reduzir este nĂșmero porque, para nĂłs, cada criança e cada jovem conta”, falou.  O diretor da Escola JoĂŁo de Barro, Lairton Ariel Kaefer; e o diretor da empresa Metaway, responsĂĄvel pelo aplicativo, Marciano Burtet, tambĂ©m participaram do lançamento do projeto.

Acompanhamento em tempo real: O Projeto Presença começou a ser implantado na Escola JoĂŁo de Barro no mĂȘs passado e hoje, 243 famĂ­lias jĂĄ estĂŁo utilizando o aplicativo. Para Paula Fogaça, 36 anos, mĂŁe do Victor Kauer, 13 anos, aluno do 6Âș ano, a ferramenta lhe traz tranquilidade. “Foi a melhor coisa que fizeram. Sou uma mĂŁe presente, mas agora que comecei a trabalhar, o aplicativo facilita bastante. Tenho como acompanhar as notas do meu filho e os trabalhos que ele precisa fazer, mesmo quando estou no trabalho”, contou. Para quem nĂŁo tem smartphone, as notificaçÔes podem ser feitas via SMS ou por email.

AtĂ© o final do ano, todas as escolas da rede municipal de Sapucaia utilizarĂŁo o aplicativo. Ao longo deste mĂȘs, o projeto serĂĄ implantado nas escolas Alfredo Adolfo Cassel, JĂșlio Casado, Hugo Gerdau, Justino Camboim, Lourdes Fontoura, Marechal Bitencourt, Otaviano Silveira, AurialĂ­cia Chaxim Bes, Alfredo Juliano e Padre RĂ©us. Em outubro, o projeto serĂĄ implantado em outras nove escolas, e em novembro, nas oito restantes.

*Com informaçÔes da Prefeitura de Sapucaia do Sul

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!