CANOAS | Prefeitura inaugura, no Guajuviras, mais uma Clínica de Saúde da Família

Foto: Vinícius Thormann

Da redação | A comunidade do bairro Guajuviras ganhou, nesta terça-feira (22), uma Clínica de Saúde da Família, a terceira inaugurada em Canoas. A unidade, que vai ampliar os atendimentos realizados pela Unidade Básica de Saúde, irá atender todos os dias das 8h às 20h, aumentando em três horas o funcionamento. Além disso, a Clínica também terá diferentes serviços de Atenção Primária em Saúde, além da realização de exames como eletrocardiograma.

Na Clínica de Saúde, os cidadãos de Canoas terão consultas clínicas e odontológicas, curativos, atendimentos ambulatoriais, exames, grupos de educação em saúde, vacinação, testes rápidos e marcação de consultas. Os agendamentos serão diários, onde a equipe atenderá as pessoas que chegarem no local. Com isso, os cidadãos que necessitam de agendamentos com médicos especialistas em outras unidades, poderão fazer a marcação de consultas todos os dias da semana.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, na cerimônia que marcou o início das atividades da Clínica de Saúde da Família Guajuviras, destaca que a nova unidade faz parte dos esforços da atual gestão para reconstrução da assistência em saúde no município. “A Clínica de Saúde da Família Guajuviras é mais uma entrega à comunidade, que há muito tempo nós vínhamos sonhando e fomentando. Essa unidade vai melhorar o acesso das pessoas aos serviços de saúde básica. O atendimento noturno, por exemplo, faz com que os trabalhadores possam sair tranquilos de seu expediente e consultar.”, afirmou.

Já o secretário da Saúde de Canoas, Fernando Ritter, destacou a ampliação da cobertura da saúde da família na região. “Enquanto outras cidades da região, infelizmente, fecham serviços de atenção básica, a Prefeitura de Canoas tem feito grandes esforços para reforçar e modernizar a atenção primária. Em três anos, a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) aumentou em 20% em Canoas. Ao fim, o resultado dessa política e desses investimentos busca reduzir a internação e o surgimento de doenças crônicas em pacientes, já que irão atuar de maneira mais resolutiva na promoção de saúde”, destacou.

Investimentos na Saúde

Dentro desse novo conceito, Canoas já inaugurou as Clínicas de Saúde da Família Estância Velha e São Vicente, Clínica da Saúde da Mulher, no Hospital Universitário, e a Clínica de Saúde do Idoso, que ampliou os serviços da antiga UPA do Idoso. Ainda nos próximos meses, será inaugurada a Clínica de Saúde da Criança, também no hospital Universitário.

*Com informações da Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!