CANOAS | “Nosso objetivo é salvar vidas”, afirma Busato ao anunciar R$ 10 milhões para segurança

Foto: Jaime Zanatta/GBC

Da redação | A prefeitura de Canoas anunciou nesta quarta-feira (30) um investimento de R$ 10 milhões na área da segurança pública. Hoje, foram lançados seis editais para aquisição de aparelhos para reforçar á área.

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

Conforme antecipado por Agência GBC em julho, o valor será investido na compra de computadores, rádios digitais, armamento (incluindo não-letal), motos, coletes balísticos, capas, móveis para o novo Centro Integrado de Comando e Controle e para a recém-criada Sala de Gestão de Crise, entre outros itens. No mesmo pacote de investimentos, está a compra de equipamentos para ampliar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e câmeras para o videomonitoramento da cidade.

Esse não é o primeiro investimento que o Executivo faz na área. De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Alberto Rocha, lembrou a aquisição das 45 viaturas em 2017. “Aquela foi a maior aquisição que uma prefeitura fez em todo o país. Agora, temos mais esse investimento que é o dobro daquele”, pontua.

Com a palavra, Busato ressaltou que desde a época em que era Deputado Federal já destinava verbas para a segurança. “Em 2015, quando estava em Brasília, recebi uma ligação dizendo que a Brigada Militar tinha apenas uma viatura para fazer o patrulhamento em toda cidade. Ela era a do Coronel que cedeu para o patrulhamento”. Além disso, o chefe do Executivo também recordou que durante a campanha eleitoral de 2016 esse era o principal pedido da população nas ruas. “Isso era preocupante. A segurança não tem como deixar para amanhã”, afirma.

Para Busato, as novas aquisições vão qualificar ainda mais o trabalho dos efetivos policiais na segurança pública. “Queremos melhorar os índices da segurança. Cada vez que a gente trabalha, nosso objetivo é salvar vidas. Com esse dinheiro vamos salvar muitas. Isso é a cidade que eu quero para meus filhos, netos e a que todos os cidadãos querem para os entes deles”.

Cidade exemplo
Quem participou da solenidade da assinatura dos editais de licitação, foi o vice-governador e secretário Estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira. Jr. Antes de ocupar um cargo no Piratini, ele foi titular da mesma pasta em Canoas e reforçou que as metas alcançadas por aqui são exemplos para todo o Rio Grande do Sul. “Lançamos a nível estadual o RS Seguro onde um dos principais pilares é a integração. Esse projeto nasceu aqui e agora está sendo levado para o Estado inteiro”.

Ranolfo também citou índices criminais que serão apresentados na próxima semana e que são resultados do RS Seguro. Dentre eles, está a queda no roubo de veículos e o número de homicídios. “Em 10 meses, mais de quatro mil veículos deixaram de ser roubados. Chegamos ao número de 450 vidas que foram salvas no comparativo com o mesmo período de 2018”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!