ESTEIO | Mais oito escolas são preparadas para receber salas de inovação

Foto: Djalma Corrêa Pacheco

Da redação* | Uma das metas da Secretaria Municipal de Educação (SME) para 2019 é a implantação da Sala de Inovação em todas as escolas municipais de Educação Básica de Esteio (EMEBs). Das 18 unidades da rede que atendem estudantes do 1º ao 9º ano, em 10 já foram realizadas cerimônias de inauguração dos espaços dinâmicos e modernos onde professores e alunos de todas as séries podem trabalhar os conteúdos de uma forma mais interativa. Nas próximas semanas, essas solenidades se repetirão em mais quatro escolas e, até o final do ano, todas as EMEBs terão suas salas de inovação inauguradas.

As próximas entregas serão nas EMEBs Maria Lygia Andrade Haack (Parque Primavera), Oswaldo Aranha (Centro), Luiza Fraga (Novo Esteio) e Alberto Pasqualini (São José), onde já foram concluídas as reformas para adequação das salas. Alguns últimos ajustes estão sendo feitos, como colocação de móveis e projetores, e, em breve os estudantes e professores poderão utilizar o espaço que tem como proposta incrementar a educação, utilizando as ferramentas digitais.

Enquanto isso, operários de uma empresa terceirizada estão trabalhando nas obras de reforma nas EMEBs João XXIII, Érico Veríssimo, Paulo Freire e Edwiges Fogaça. A proposta da SME é, no próximo ano, iniciar a implantação das salas nas escolas Tomé de Souza e Ezequiel Nunes Filho, que estão em processo de municipalização.

Recursos multimídia
A Sala de Inovação é um espaço equipado com Chromebooks, pequenos laptops com acesso à plataforma Google for Education voltados para uso em sala de aula, adquiridos após parceria entre a Prefeitura de Esteio e a Google, que permitem a utilização de recursos multimídia no ensino. Além disso, é neste espaço que os alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental terão aulas de automação, nas quais utilizarão os kits de robótica entregues pela SME no final de março.

Para o uso dos recursos, a Administração Municipal investiu em internet Wi-Fi de 50 Mb, adaptação elétrica e inclusão de luminárias potentes para melhorar a iluminação do espaço. O setor é composto por uma bancada, onde ficam os computadores, e também puffs, com uma decoração inspirada em ambientes internos de empresas de tecnologia do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

A primeira Sala de Inovação foi inaugurada no início do mês de maio na EMEB Eva Karnal Johann. Depois vieram as entregas das salas nas EMEBs Dulce Moraes, Vila Olímpica e Camilo Alves, em julho; Maria Marques, Clodovino Soares e Santo Inácio, em agosto; e Trindade, Vitorina Fabre e Flôres da Cunha, em setembro.

*Com informações da Prefeitura de Esteio

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!