CANOAS | Hoje é dia de eleições para diretores de escolas de Educação Infantil

Foto: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação* | Os pais, responsáveis e professores da rede municipal de ensino de Canoas poderão votar e escolher os diretores de escolas de Educação Infantil da cidade, durante toda a quarta-feira (20), inclusive no horário de almoço. Ao todo, são 43 chapas, que concorrem à direção de 30 EMEIs, sendo a maioria com candidatura única. As urnas recebem votos atpe às 19h30.

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

Podem concorrer ao cargo de diretores e vice-diretores os professores, agentes de apoio e técnicos de educação básica que preencham os requisitos dispostos no edital. Havendo necessidade, o segundo turno será realizado no dia 6 de dezembro. O mandato dos diretores e vices é de três anos. O voto é direto, ou seja, não há diferença de peso do voto ou lista tríplice. Quem obtiver a maioria dos votos é eleito. Os vencedores deverão participar e concluir o curso de Gestão Escolar, oferecido pelo Município. A posse dos eleitos será em janeiro.

A eleição para diretores das escolas de Educação Infantil é uma reivindicação histórica das comunidades que agora se torna realidade. O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, afirma que o processo eleitoral, além de atender a um pedido comunidade escolar, vai qualificar, ainda mais, a gestão das escolas. “Não há dúvidas, por tudo aquilo que já construímos, que a Educação Pública é uma prioridade desta gestão. Estamos trabalhando e investindo para reformar as escolas, inovar a forma como professores dão aula, com o Google For Education, o aumento de vagas em creches e pré-escolas e, agora, vamos democratizar o processo de gestão”, disse Busato.

Já para a vice-prefeita, Gisele Uequed, a data marca o início de um período de maior autonomia nas escolas. “Este é um dia histórico para a cidade de Canoas, já que é a primeira vez que a comunidade vai às urnas escolher os diretores das EMEIS. A eleição significa o fim das indicações políticas de diretores, mais autonomia, democracia e participação nas decisões de quem vive a escola no dia a dia”, destaca Gisele.

O Projeto de Lei foi construído com o trabalho de uma comissão especial, composta por representantes do Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas (Sinprocan), das secretarias de Planejamento e Gestão e Educação, Procuradoria-Geral do Município, Conselho Municipal de Educação, representantes dos professores e diretores e pela Câmara de Vereadores, que realizou melhorias no PL e o aprovou por unanimidade.

*Com informações da Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!