Esteio terá escola pública de Educação Infantil bilíngue

Esteio será uma das primeiras cidades do Brasil a oferecer pelo menos 20% das aulas em língua estrangeira

A Prefeitura de Esteio implantará ensino bilíngue em Língua Inglesa na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Parque do Sabiá, cujas obras estão em andamento e têm previsão de conclusão em maio. Com isso, Esteio será uma das primeiras cidades do Brasil a oferecer pelo menos 20% das aulas em língua estrangeira (exigência para considerar uma escola como bilíngue) em uma instituição de ensino pública de Educação Infantil.

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

 “Este é o primeiro de vários resultados concretos da missão de estudos à Finlândia”, afirmou o prefeito e secretário municipal de Educação interino, Leonardo Pascoal. Entre 17 e 29 de janeiro, nove professores da rede municipal esteiense, gestores da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Pascoal estiveram no país europeu para participar do programa de intercâmbio Finland Education Experience (Experiência Educacional Finlandesa) na Häme University of Applied Sciences (Hamk). A atividade permitiu conhecer, entre outros temas, o sistema educacional finlandês, o sistema finlandês de formação de professores e as habilidades do século XXI que todo aluno precisa.

A SME já iniciou uma seleção interna para verificar quais professores da Educação Infantil possuem o perfil necessário para atuar na EMEI Parque do Sabiá. Caso seja necessário, profissionais externos serão contratados.

Para estimular e reforçar o aprendizado do idioma também em casa, a Administração Municipal planeja oferecer aulas de língua inglesa no turno da noite aos pais dos alunos da escola. Outra proposta é a concessão de bolsas em cursos de idiomas para os educadores da SME, dentro do Programa Municipal de Qualificação Docente. Vale lembrar que, neste ano letivo, a Prefeitura esteiense está introduzindo aulas de Espanhol e ampliou as horas de aula nos anos finais do Ensino Fundamental, com aumento dos períodos da disciplina de Língua Inglesa.

Sobre a EMEI Parque do Sabiá

Localizada na Rua Águia, a estrutura que receberá a EMEI Parque do Sabiá, dentro do loteamento de mesmo nome, no Bairro Três Marias, está sendo reformada como uma das contrapartidas da Vasco Construtora, empresa responsável pela obra do conjunto residencial. Serão investidos cerca de R$ 280 mil na adequação do espaço em escola, incluindo a ampliação do prédio, acessibilidade e recuperação das redes hidráulica e elétrica.

Serão disponibilizadas cinco salas de aula, as quais, de acordo com o planejamento da SME, receberão turmas de Berçário 2, Maternal 1 e 2 e Jardim 1 e 2. Refeitório, cozinha, oito sanitários (entre infantis, adultos e acessíveis), um bloco administrativo (para coordenação, sala de professores e secretaria) e uma sala de atividades completam os 610 m² de área construída da escola que terá, ainda, mais 1,6 mil m² de área externa para estacionamento e playground.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!