Prefeitura de Canoas suspende aulas e restringe visitas em hospitais

A cidade já teve 15 casos suspeitos de coronavírus que foram descartados

A Prefeitura de Canoas comunicou na tarde desta segunda-feira (16) que vai suspender as aulas na rede municipal de ensino. A ação faz parte de uma série de medidas que o Executivo Municipal está adotando para enfrentar a epidemia do coronavírus.

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

Canoas não tem nenhum caso confirmado do coronavírus. Já foram descartados 15 casos no município e um está em investigação. Na última sexta-feira entrou em funcionamento o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. Todas as ações aplicadas pelo comitê, não têm o intuito criar pânico nas pessoas, mas, sim, ampliar os cuidados com esse vírus que tem se alastrado pelo mundo e se transformou em uma pandemia.

Confira as medidas que serão adotadas

EDUCAÇÃO

 Neste momento, iniciamos a suspensão gradativa das aulas, com presenças facultativas e faltas abonadas nas Escolas Municipais de Canoas. Não serão realizados trabalhos presenciais e nem avaliações que causem prejuízos ao desempenho escolar. As aulas serão suspensas, em definitivo, a partir de quinta-feira, dia 19 de março, por 14 dias.

A recomendação é que famílias que possuem estrutura para atendimento de suas crianças, não levem os alunos para a escola. 

Crianças sintomáticas não deverão frequentar as aulas. Entende-se como sintomáticas as crianças que estiverem com: coriza, espirro, tosse, febre ou outras restrições médicas como asma, diabetes, câncer, e etc.

Todas as atividades coletivas nas escolas estão suspensas, tais como reuniões de pais, reuniões de professores, eventos, festividades. A Secretaria Municipal de Educação suspende por tempo indeterminado formações, cursos e capacitações, e demais eventos.

As escolas não ficarão completamente fechadas, cada diretor vai definir um rodízio de trabalho com uma equipe reduzida de professores.

A prefeitura recomenda que as escolas da rede particular que adotem o mesmo protocolo de suspensão parcial e, posteriormente, suspensão total das aulas a partir do dia 19 de março.

SAÚDE

Restrição de visitação nos hospitais. Por paciente internado, será permitido apenas um visitante por dia.

Para aquelas pessoas que apresentam os sintomas do novo coronavírus, recomendamos procurem imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, para primeiro diagnóstico. Deve-se evitar ir ao Hospital de Pronto Socorro e UPAs, locais onde se encontra grande número de pessoas com problemas de saúde, que podem ser expostas desnecessariamente ao vírus.

SERVIDORES PÚBLICOS

Dispensa da presença física nos locais de trabalho dos servidores públicos com mais de 60 anos, gestantes e em tratamento com doenças graves que desempenharão suas atividades em casa, sem prejuízos. São exceção os profissionais da saúde e segurança, já que estes atuam em atividades consideradas de primeira necessidade ao bem-estar da população e utilizam equipamentos de proteção individual.

Os servidores e os empregados públicos que estiverem afastados por viagem ao exterior deverão, antes de retornar ao trabalho, informar à chefia imediata o país que visitou, apresentando documentos comprobatórios de viagem. O caso deverá ser notificado à vigilância sanitária e o servidor deverá permanecer em isolamento domiciliar durante sete dias.

EVENTOS

Suspensão das atividades municipais culturais, esportivas, artísticas e quaisquer outros tipos de eventos com aglomeração de pessoas, a partir do dia 16 de março de 2020. A Antiga Estação de Trem, Casa dos Rosa, Villa Mimosa, Biblioteca Pública, Hangar Cultural, Praça da Juventude e Praça CEU estão com todas as suas atividades suspensas.

O Executivo recomenda a suspensão provisória de eventos ou reuniões religiosas, esportivas, políticas, culturais, de lazer, e afins, que reúnam grande público. A Prefeitura de Canoas recomenda aos cinemas, buffets, casas de show e clubes que suspendam provisoriamente eventos e sessões, para evitar aglomerações.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!