ATENÇÃO: Prefeitura de Canoas fecha comércio e recomenda circulação nas ruas só até às 20h

Apenas serviços essenciais, podem continuar funcionando, mas com restrições

A reportagem de Agência GBC já havia antecipado que a Prefeitura de Canoas iria emitir um novo decreto que iria atingir o comércio em geral. Ele veio, horas depois, na noite da última sexta-feira (21).

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

Publicado em edição extra do Diário Oficial do Município, o decreto 71/2020 determina o fechamento do comércio de rua e libera a abertura apenas serviços que são considerados essenciais. Também foram emitidas restrições à circulação de pessoas nas ruas.

Canoas tem dois casos confirmados de coronavírus; pacientes voltaram de viagem

O decreto começa a valer na próxima segunda-feira (23).

Circulação nas ruas

A prefeitura recomenda que as pessoas sigam em casa. Por isso, a orientação é que a circulação na rua seja feita entre 6h e 20h da manhã, caso o morador precise sair de casa. Qualquer pessoa que estiver na rua sem justificativa pode ser abordada pelas autoridades e convidada a voltar para casa.

A aglomeração de pessoas, até em locais abertos, como praças e parques – que já estão fechados – também é proibida. Isso também vale para eventos religiosos. Não pode ter missa, cultos ou encontros em grupos.

Só os velórios estão liberados. Mas, com apenas 30% da capacidade, para que as pessoas possam ter distância entre si e que evitem contágios.

Qual comércio pode abrir

Segundo o decreto do Executivo Municipal, seguem abertos os serviços essenciais. São eles: agências bancárias, clínicas de saúde, farmácias, postos de gasolina e supermercados. Mesmo assim, eles precisam restringir o atendimento em 50% para evitar a aglomeração e redobrar os cuidados. Todos devem ter álcool gel disponível para funcionários e clientes. A regra é higienizar com álcool 70% as superfícies de toque a cada uso. O carrinho do supermercado, por exemplo, deve ser limpo com álcool sempre que um cliente for usá-lo. Açougues, fruteiras e padarias podem abrir até às 20h.

Até ontem, bares e restaurantes poderiam atender até às 20h. Agora, só na tele-entrega. Os cuidados com higiene e limpeza precisam ser reforçados. Os estabelecimentos também precisam reduzir o efetivo para evitar a aglomeração de funcionários.

O transporte público, táxis e por aplicativo, continua. Os ônibus e carros devem ser higienizados a cada viagem. De preferência, andar com vidros abertos. Álcool gel deve ser disponibilizado para uso dos passageiros.

As clínicas veterinários e agropecuárias podem continuar operando. Podem abrir seguindo as regras de higiene e limpeza e operação reduzida.

Por fim, ainda existem exceções para: distribuidoras de água e gás, energia elétrica e saneamento básico; serviços de telecomunicação; órgãos de imprensa; serviços de coleta de lixo; segurança privada; lavanderias e serviço de higienização, desde de que no formato de busca e entrega; tele-entregas em geral; serviços laboratoriais; serviços postais, agências lotéricas e correspondentes bancários; seguradoras e corretoras de seguros; hotéis e similares; mecânicas automotivas e comércio de lubrificantes; e ferragens, desde que atendendo a um cliente por vez.

Conforme a Prefeitura, quem não puder cumprir as exigências, fecha.

O que é obrigado a fechar

O decreto fecha todo o comércio de rua por 21 dias, prazo esse que pode ser prorrogado. Até sexta, apenas os shoppings e centros comerciais precisavam fechar. Agora, qualquer comércio, seja de rua ou em shopping tem que estar fechado.

O fechamento se estende a academias, ginásios e quadras esportivas. A regra vale para locais públicos, como praças ou órgãos da prefeitura.

Lembrando, que Canoas já decretou situação de emergência.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!