Canoas tem dois casos confirmados de coronavírus; pacientes voltaram de viagem

Um dos infectados está internado

A Prefeitura de Canoas confirmou na última sexta-feira (20) os dois primeiros casos de infecção pelo novo coronavírus na cidade. Os pacientes, são dois homens de 22 e 40 anos, que têm histórico de viagem para outro estado.

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

O mais jovem, relatou que teria feito uma viagem no dia 10 de março. Ele procurou atendimento de saúde no dia 16, apresentando os sintomas que se enquadram na suspeita de infecção. O diagnóstico foi confirmado, nesta sexta-feira, pelo Laboratório Central do Estado. O paciente apresenta, atualmente, quadro clínico leve, sem a necessidade de internação hospitalar. O homem permanece em isolamento domiciliar até a melhora dos sintomas. Nenhum familiar apresentou sintomas e estão sendo acompanhados pelas equipes de Vigilância em Saúde de Canoas, assim como o caso confirmado até a melhora do quadro de saúde.

O paciente de 40 anos que está internado em Porto Alegre também tem histórico de viagem para outro estado. Ele realizou consulta em Canoas, no Hospital Nossa Senhora das Graças, coletou exames e foi colocado em isolamento domiciliar. Depois de sentir-se mal, ele foi até Porto Alegre, onde está internado. O quadro é considerado estável e já apresentou melhoras, na comparação com a situação em que foi internado.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, lamentou a situação, mas destacou que a cidade vem preparando cada mais a sua rede assistencial para tratar os pacientes infectados. “Há mais de um mês, estamos trabalhando para treinar os profissionais, garantir os leitos de internação e organizar os fluxos de atendimento”, disse. Mas ele lembrou que a ação mais efetiva é prevenção. “A medida de isolamento mais importante é evitar sair de casa, lembrar da etiqueta respiratória e manter os hábitos de higiene. Devemos nos cuidar e também às das outras pessoas ao nosso redor”, completou.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!