Foto: Uilson Correa/Arquivo Pessoal

Da redação | Uma série de tremores de terra foi sentida em Caxias do Sul na noite da última segunda-feira (12). O primeiro fato se deu por volta de 21h05, e um segundo foi registrado por volta de 21h10. O fenômeno foi notado especialmente na Zona Leste, principalmente nos bairros Cruzeiro, Petrópolis, Presidente Vargas, Sagrada Família, Lourdes, Bela Vista e Saint Etienne. Áreas do Centro, Jardim América, Jardelino Ramos e Pio X também tiveram registros.

O Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul confirmou que recebeu ao menos 150 ligações em cerca de uma hora, relatando o fato. Todas as pessoas demonstraram medo, mas não houve depoimentos sobre danos materiais. Uma equipe foi deslocada para a Zona Leste, a fim de verificar a situação, mas não localizou nada de diferente.

Escala Richter

De acordo com o técnico em sismologia do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), José Roberto Barbosa, o evento registrado na noite desta segunda-feira (12) em Caxias do Sul não é considerado um miniterremoto, sendo classificado como sismo de características naturais, de magnitude 2.0 na escala Richter, sentido às 21h07 no horário de Brasília. Segundo ele, esse episódio é caracterizado pelo movimento das placas tectônicas.

Destruição

O teto do banheiro de uma residência desabou com o tremor. Uilson Correa de Lima, não estava em casa, mas foi informado pela tia que mora próximo de um bagulho no local. “Quando cheguei em casa estava tudo caído. Se tivesse alguém no banheiro, certamente teria acontecido uma tragédia”, comentou.