Foto: Daniela Rocha Lima/Prefeitura de Sapucaia do SUl

Foto: Daniela Rocha Lima/Prefeitura de Sapucaia do Sul

Da redação*| Diante da notícia de que os médicos de Cuba deixarão o Programa Mais Médicos, o prefeito de Sapucaia do Sul, Dr. Luis Rogério Link, reuniu em seu gabinete na última sexta-feira (16), os profissionais que atuam na cidade, para lhes prestar uma homenagem, valorizando o trabalho que vem sendo realizado. Dos oito médicos que integram o Mais Médicos em Sapucaia, cinco são cubanos, e atuam nas unidades de Estratégia de Saúde da Família Carioca, Colonial, João de Barro, São Cristóvão e Terra Nova.

Dr. Link elogiou o desempenho dos profissionais, e agradeceu pelos serviços prestados nas unidades de saúde. “Como médico, agradeço a todos os médicos cubanos que passaram por Sapucaia, desde o início do programa, pelo bom atendimento prestado à população. Tivemos a oportunidade de trabalhar com médicos qualificados e comprometidos, com uma formação sólida na Atenção Primária em Saúde, e que sempre souberam a importância de cuidar bem das pessoas”, disse.

Foram recebidos pelo prefeito os médicos Nisleidy Perez Iglesias, Rachel Gomez Hernandez, Yorgenys Iglesia Rodriguez e Maykel Ferreira Daudinot, que agradeceram a hospitalidade dos sapucaienses e lamentaram interromper o trabalho desta maneira.

O prefeito salientou que o município ainda não foi informado oficialmente pelo Ministério da Saúde sobre a data que os médicos da cooperação Brasil-Cuba deixarão o Município, mas que a Prefeitura já está tomando providências, como garantir, de forma emergencial, a contratação de novos médicos, para que a população não fique desassistida, e o atendimento nas unidades não seja prejudicado. “Buscaremos suprir a ausência dos médicos cubanos, mas sabemos das dificuldades que enfrentaremos, já que não há médicos suficientes para toda a demanda. Como todos os municípios ficarão sem estes médicos ao mesmo tempo, enfrentaremos uma concorrência maior para atrair e fixar novos médicos em nosso município”.

*Com informações da Prefeitura de Sapucaia do Sul