Foto: Eduardo Baratto Leonardi

Foto: Eduardo Baratto Leonardi

Da redação* | A Guarda Municipal de Esteio vai receber, na próxima segunda-feira (26), as armas de fogo que passarão a fazer parte dos equipamentos usados pelos agentes. A solenidade de entrega será às 10h, no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio. Serão entregues 20 pistolas da marca Taurus, calibre 380, além de munições destinadas para treinos e uso para segurança. O valor investido será de mais de R$107 mil.

As armas serão utilizadas, primeiramente, apenas na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade (SMSMU). A partir de março do ano quer vem, as pistolas serão utilizadas nas ruas, quando os 16 novos guardas concluírem a formação que está em andamento. O período de dezembro a fevereiro será de habilitação e realização de provas dos agentes junto à Polícia Federal.

As aulas do curso de formação estão sendo realizadas na sede da SMSMU no Seminário Claretiano, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até a primeira quinzena de dezembro, totalizando 660 horas de curso. Direitos humanos, primeiros socorros, legislação, prevenção e combate a incêndios, técnicas operacionais, armamento e tiro, saúde física e mental, ética e cidadania e suporte básico para a vida são os conteúdos abordados em aulas teóricas e práticas. Após o treinamento, e com a aprovação no teste e na avaliação psicológica para uso de arma de fogo, os novos agentes estarão aptos para iniciar o trabalho de segurança pela cidade.

*Com informações da Prefeitura de Esteio