Foto: Daniela Rocha Lima/Prefeitura de Sapucaia do Sul

Da redação* | Os secretários da Saúde de 20 municípios da 7 ª e 8ª Região e 16ª Coordenadoria, se reuniram na última terça-feira (20) em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana. O encontro do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – COSEMS, ocorrido no Auditório da Praça do CEU, teve como objetivo discutir um tema que todos os municípios têm em comum: a dificuldade de manter os serviços de saúde à população. O atraso de repasses dos Governo Federal e Estadual, e mais recentemente a saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos, tem refletido no atendimento dos hospitais e unidades básicas de Saúde.

O secretário de Saúde, Neio Lúcio Pereira, falou das dificuldades enfrentadas pelos municípios do Estado. “Em todos estes anos, não vi nada pior do que estamos vivendo agora, nunca vi uma crise deste tamanho”, disse. Os secretários e servidores falaram da importância da união dos esforços na busca por uma solução.

Também participaram da reunião, a secretária de Canoas, Rosa Maria Groenwald, que assim como Sapucaia integra a 8ª Região; pela 7ª Região, o secretário de Saúde de São Leopoldo, Ricardo Brasil Charão; e pela 16ª Coordenadoria, a secretária de Saúde de Muçum, Roseli Didomenico.

*Com informações da Prefeitura de Sapucaia do Sul