Foto: Adriano Chaves/ Divulgação

Foto: Adriano Chaves/ Divulgação

Da redação | A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul realizou neste domingo (25) o segundo mutirão de consultas especializadas. As pessoas com agendamentos marcados foram avaliadas por médicos das áreas de cardiologia, neurologia, ortopedia, gastroenterologia, endocrinologia, proctologia, ginecologia, pequenas cirurgias, fonoaudiologia e psicologia. O mutirão foi realizado no Centro Especializado de Saúde (CES), no Centro da cidade, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Também foram ofertados exames de espirometria e eletrocardiograma. Cerca de 900 atendimentos haviam sido previamente agendados. Além das consultas ofertadas no mutirão, os exames laboratoriais e as radiografias solicitadas pelos médicos já puderam ser feitas pelos pacientes.

A Farmácia Básica também abriu. Assim, os usuários puderam retirar de imediato os remédios prescritos. O Serviço Municipal de Infectologia participou da ação, oferecendo à população em geral testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C.

O número oficial de atendimentos realizados no segundo mutirão de consultas especializadas será divulgado nesta segunda-feira (26).

Em setembro, o primeiro mutirão contabilizou 411 atendimentos e envolveu 50 profissionais, entre médicos, equipe de enfermagem e outros servidores da área administrativa. A data escolhida, em ambas as oportunidades, foi um domingo de passe livre no transporte coletivo urbano, a fim de facilitar o deslocamento da população.