Vinícius Thormann/ Arquivo

Foto: Vinícius Thormann/ Arquivo

Da redação | O prefeito Luiz Carlos Busato anunciou, na inauguração do Parque Canoas de Inovação (PCI), na última quinta-feira (22), o lançamento do “Qualifica Canoas”. O programa visa formar mão de obra capacitada para atuar no PCI. O primeiro curso será o de montador de equipamentos eletrônicos, que terá 100 vagas na primeira fase e é oferecido de forma gratuita.

As inscrições serão realizadas entre os dias 10 e 14 de dezembro, das 9h às 16h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), na rua Dr. Barcelos, 969, Centro. As aulas começam no dia 7 de janeiro de 2019 e vão até 3 de abril. São duas turmas de 25 alunos pelo turno da manhã, das 8h às 12h, e duas turmas no turno da tarde, das 13h30 às 17h30, totalizando 240 horas/aula. O curso está dividido em três módulos, que devem abordar conhecimentos básicos e específicos e aulas práticas.

Quem pode se inscrever?

A diretora de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional da Prefeitura de Canoas, Carmen Marin, explica que os candidatos devem preencher alguns pré-requisitos, que são: residir em Canoas, ter ensino médio completo, ter pelo menos 18 anos de idade e ter cadastro no Banco de Oportunidades, que pode ser feito pelo site da prefeitura ou de maneira presencial, na sede da SMDE. “Caso o número de inscritos ultrapasse as 100 vagas, será realizado um sorteio público para definir os beneficiados”, destaca Carmen.

O secretário da SMDE, Airton Souza, afirma que, pela especificidade das empresas do PCI, que são voltadas para o segmento de eletroeletrônicos, tecnologia da informação, automação e controle para desenvolver produtos e serviços de inovação, a preocupação do Executivo Municipal é com a qualificação da mão de obra, pois a prioridade será empregar trabalhadores de Canoas.

“Dentro da nossa política de desenvolvimento econômico, geração de renda e emprego, a nossa prioridade é que as vagas de emprego sejam ocupadas por canoenses. Por isso, a preocupação com a qualificação desses trabalhadores, uma vez que as funções desempenhadas no PCI estão voltadas para a pesquisa e desenvolvimento (P&D)”, salienta o secretário.

Mais 50 vagas no ano que vem

O curso será desenvolvido pelo Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica (IEITEC), localizado na avenida Antônio Frederico Ozanan, 2019, bairro Brigadeira. A segunda fase contará com mais 50 vagas para aulas que devem iniciar em abril do próximo ano. Os interessados que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a diretora Carmen pelo telefone: (51) 3425-7614.

Confira a documentação necessária

  • Cópia do certificado do ensino médio completo ou conclusão até o final de dezembro de 2018;

  • RG – para confirmação de idade mínima de 18 anos;

  • Comprovante de residência em Canoas;

  • Cadastro no Banco de Oportunidades de Canoas;

  • Preenchimento da ficha de inscrição na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, na rua Dr. Barcelos, 969, Centro.

*Com informações da Secom Canoas